A cidade do Triunfo, no Sertão do Pajeú sediará no período de 25 a 27 do corrente mês, mais um Congresso Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras e Prefeituras Municipais, um evento que discutirá temas de interesse dos legisladores, como Reforma Eleitoral, Fiscalização dos Regimes Próprios de Previdência, Fiscalização do Transporte Escolar da Rede Municipal de Ensino e Implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos municípios (a cargo do SEBRAE-PE).
Biu Farias defende o fortalecimento do Legislativo Municipal.
No dia 27, paralelo ao congresso, haverá a eleição para a renovação da União dos Vereadores de Pernambuco – UVP, com duas chapas na disputa, encabeçadas pelos vereadores Biu Farias (PSB – Surubim, atual presidente e candidato à reeleição), pela chapa 1, e Josinaldo Barbosa (PTB – Atual presidente da Câmara Municipal de Timbaúba), pela chapa 2.
“Além dos temas propostos, também serão focados e discutidos outros assuntos importantes no fortalecimento do Poder Legislativo Municipal, como pacto federativo, municipalismo e questões voltadas ao fortalecimento da categoria, frisa o vereador Biu Farias que está no comando da UVP há três biênios, e espera contar com o apoio dos colegas para comandar mais um período.
Biu Farias (foto UVP)
Farias reforça que, como sempre acontece em todos os congressos, este encontro é interessante e salutar para a entidade, mas também, é muito mais para os vereadores, pois haverá uma troca de experiências e nessa oportunidade os membros da diretoria da UVP podem mostrar aos parlamentares o trabalho que está sendo empreendido na entidade.
“O maior desafio da UVP tem sido unir a categoria para que todos defendam as prerrogativas da função. Por isso, sempre conversamos com os vereadores e mostramos que a presença deles na UVP é importante para a instituição e, principalmente, para o seu município e região. A nossa chapa expressa este pensamento de que unidos somos fortes e sendo assim conquistaremos mais benefícios para a nossa população”, pontuou Biu Farias.
Confira a PROGRAMAÇÃO:
DIA 25/03- Quarta-feira 15h30min: Início das inscrições e entrega de material 17h00: Reunião Diretoria
DIA 26/03 – Quinta-feira Solenidade de Abertura: 09h30min Vereador Severino Farias – Presidente da UVP Vereador José Raimundo – Vice-Presidente da UVP Vereador Anselmo Martins Pereira – Presidente da Câmara Municipal de Triunfo – PE Sr. Luciano Fernando de Sousa – Prefeito de Triunfo – PE Lideranças Estaduais e Federais
PLENÁRIAS: 10h30min – Reforma Eleitoral e seus Efeitos sobre a Administração Pública. 11h15min – Debates 12h00 – Intervalo para almoço
PLENÁRIAS: 14h30min – Fiscalização dos Regimes Próprios de Previdência – RPPS: Papel do Vereador. 15h15min – Debates 15h45min – Fiscalização do Transporte Escolar da Rede Municipal: Papel do Vereador. 16h30min – Debates 17h00 – Encerramento
DIA 27/03 – Sexta-feira (Paralelo ao congresso haverá a eleição da UVP – 09h00 às 13h00)
PLENÁRIA: 9h30min – Implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos municípios – SEBRAE 10h15min – Debates 12h00 – Sorteios de prêmios entre participantes inscritos.
Informações e Inscrições: UVP – (81) 3228.6465 Confirmação de Inscrições: Tel / Fax (81) 3228 6465 E-mail: [email protected]
Estando a uma altitude média de 1.004 metros (1.260 m no ponto mais alto), o que proporciona temperaturas mais baixas que a média da região. Sua população estimada em 2014 era de aproximadamente dezesseis mil habitantes. Possui uma área de 191,52 km².
É a cidade mais alta do território pernambucano, onde todos os anos acontece uma das etapas do Circuito do Frio (evento anual realizado durante o mês de julho com iniciativa do governo do estado de Pernambuco).
É também considerada um verdadeiro oásis, já que, mesmo situada em uma das regiões áridas nordestinas (Sertão do Pajeú), possui água em abundância. A temperatura desce com frequência a 15°C, podendo, durante o inverno, chegar a 8ºC durante a madrugada. O ponto mais alto é o Pico do Papagaio, a 1.260 metros de altitude.
Poucos municípios têm o privilégio de reunir tantos atrativos, a começar pelo clima que contradiz a aridez do sertão nordestino, com temperaturas oscilantes entre 5 ºC no inverno e 28ºC no Verão, o município Pernambucano de Triunfo, distante 399 km de Recife e a uma altitude de 1004m, a vegetação é completamente diferente da que predomina na região e a variedade de lugares a se visitar não tem similar em todo Sertão Nordestino, com tudo isso Triunfo passou a ser conhecida como “O Oásis no Sertão”. (skyscrapercity)
Origem
O nome de Triunfo originou-se de uma luta ocorrida entre a poderosa família dos Campos Velhos, da cidade de Flores, e os habitantes da povoação da Baixa Verde, os quais, querendo ver o progresso da localidade, começaram com a criação de uma feira, com o que os Campos Velhos não ficaram satisfeitos, procurando acabá-la por diversas vezes, até mesmo com prejuízo de vidas, mas não conseguiram. Tal fato fez com que os habitantes da Baixa Verde tratassem de sua independência, a fim de se libertar dos Campos Velhos.
Para isso, um abaixo-assinado solicitou da Assembléia Provincial e do Diocesano que a povoação fosse transformada em freguesia e elevada à categoria de vila, o que de fato ocorreu em 2 de junho de 1870, através da Lei Provincial nº. 930, que criou a freguesia de Nossa Senhora das Dores, desmembrada da freguesia de Flores, e elevou a povoação de Baixa Verde à categoria de vila, com a denominação de Triumpho.
Em 13 de junho de 1884 através da Lei Provincial nº. 1.805, foi criada a comarca de Triunfo e com isso a vila da Baixa Verde foi elevada à categoria de cidade. (Wikipédia)