Biografia da dupla Jane & Herondy

Em 1974, a convite de Magno Salerno e Airton Rodrigues, diretor, produtor e apresentador do programa: “Almoço com as estrelas”,
Jane & Herondy cantaram juntos uma música americana que estava em primeiro lugar na parada de sucessos e por já estarem familiarizados com o palco, interpretaram como dois namorados.
O estilo agradou sobremaneira a produção e o publico em geral que na mesma semana foram contratados pela gravadora RCA .
E sob a direção de Osmar Zan e a produção de Magno Salerno, lançaram a dupla “JANE & HERONDY”, com a música “É um problema”.
Este compacto, já saiu recordista de vendas e como foi também tema de novela de radio no Rio de Janeiro , o nome ficou conhecido , como “O amanhã espera por nós dois” que era o nome da novela.
Em 1975, lançaram seus dois primeiros LPs, um para o Brasil e o outro em espanhol para a América Latina.
Em 1976, Jane & Herondy, gravaram a musica que sem dúvida nenhuma, foi o seu maior sucesso, ‘Não se vá”, música esta, considerada uma das mais famosas músicas populares conhecidas no Brasil , por ter sido a mais vendida (recordista ) e a mais tocada.
No momento “Não se vá” é a musica que mais representa o estilo musical pop dos anos 70.
Em 1977, participaram representando o Brasil, do Festival de “LA VOZ”,na Venezuela sendo eleitos pelo público como os melhores interpretes, com a música “Como todo se transforma” cantado em espanhol, de Gabino Corrêa,
O grande sucesso da dupla na gravadora RCA, foi de 1974 a 1985, onde lançaram seus maiores sucessos, em 10 Lps, 8 Compactos duplos e 13 Compactos simples.
Também estiveram contratados por 3 anos, na gravadora 3M, 1986/1989 onde lançaram dois LPs .
Foram sem dúvida um dos maiores vendedores de discos da década de 70/90
Jane e Herondy tiveram sob o seu comando, vários programas de rádio:
1982/1983 – “Jane e Herondy em família” na Radio Difusora Oeste,
1983 e 1985, neste mesmo formato de programa, na Agencia América de Gravações, que era distribuidora dos programas “Jane e Herondy”, para 430 rádios em todo o Brasil
Em outubro de 1985, tiveram uma parada forçada, quando um acidente de automóvel, os tirou do ar por dois anos.
Sem dúvida o casal Jane e Herondy, também marcou a sua passagem artística, pela imagem de família, de amor e de sinceridade .
Justamente por essa imagem de credibilidade junto ao público, Jane e Herondy também são sempre requisitados por agências de propaganda, como modelos, para colocarem sua imagem, valorizando produtos comerciais: “Relojoaria A Suissa”, “Sazon”, entre outros.
Em 1993, o casal Jane & Herondy , lançou o livro de auto ajuda, com o nome “ASSUNTO DE FAMíLIA, NOSSO JEITO DE SER”,
Escrito e ilustrado a quatro mãos (escrito por Jane, ilustrado por Herondy).
Em 1994 até 2002, idealizaram o projeto “O Clube da Bossa”, reunindo grandes músicos, com apresentações de bossa nova e cool jazz, em shows nos Sescs e em espaços culturais destinados ao publico mais elitista.
Mesmo sem contrato com gravadoras, seus discos continuam a serem lançados.
Pela gravadora BMG Ariola, em 1997/2000, foram lançados dois Cds, com os maiores sucessos, pela gravadora Universal Music os Cds Discoteca do Chacrinha, Discos de Ouro, entre outros.
Em 2001, o CD do filme “As Domésticas”, onde também participaram da trilha com duas músicas.
Em 2018 – Seus álbuns foram lançados na internet e já estão em todas as plataformas digitais.
Jane & Herondy, continuam a fazer shows pelo Brasil inteiro.
Em 2008 apresentaram-se no Sesc Ipiranga em São Paulo, com muito sucesso, ao lado de Chico Cezar, Zeca Baleiro, Falcão entre outros, com o Show “Popular ou Brega?”
Desde então, são sempre requisitados para palestras sobre a Musica Popular Brasileira.
Em 2015, Jane & Herondy, apresentou o novo show “O Amor é Sempre o Amor”, onde se apresentaram em teatros do Circuito Cultural, na cidade de São Paulo e por todo o Brasil.
Atualmente, Jane & Herondy, estão sendo chamados para Palestras para a 3ª idade, sobre o “Envelhecer sem pré-conceitos”.
Texto e Fotos: Letras
https://www.facebook.com/naosefazmaissertanejocomoantigamente