Ângela Oliveira/Dicasonline.com
A cana de açúcar é bastante versátil, dando origem a diversos produtos do dia a dia do brasileiro.
Açúcares demerara e mascavo, além da cachaça, rum e do combustível etanol são exemplos. O caldo de cana também é útil, tendo inúmeros benefícios à saúde, podendo ser consumido de várias formas.
Por ser bastante adocicado, você pode adicionar abacaxi, limão e outras frutas cítricas.
Consumi-lo em sua forma pura também é delicioso, bastam algumas pedrinhas de gelo para deixá-lo perfeito.
Além de saboroso, possui propriedades medicinais que podem auxiliar em alguns problemas comuns. Confira abaixo por que incluir essa bebida em seu dia a dia.
1. Pele mais saudável
Se você quer se livrar das benditas acnes e espinhas, então o caldo de cana pode ajudar. Devido a presença dos ácidos alfa-hidroxi, a exemplo do glicólico – muito utilizado em medicamentos para acne.
Além disso, é rico em antioxidantes que evitam o envelhecimento precoce, ajudando na renovação celular e deixando sua pele cada dia mais bonita.
2. Dá energia
Esse é meio óbvio. Está sem energia, um copo bem gelado já dá um pico imediato!
É do tipo de energia que vem rapidinho e vai da mesma forma, sendo então indicado que consuma junto com alguma oleaginosa, para manter o pique por mais tempo.
3. Equilibra a fertilidade feminina
As futuras gestantes vão adorar essa notícia! Ele é excelente para a gravidez e para ajudar a engravidar.
Além de conter ácido fólico, essencial durante esse processo, para otimizar o desenvolvimento neural do feto, ele ajuda na fertilidade feminina.
O processo de ovulação é favorecido, aumentando assim as chances de ter uma gravidez dentro do prazo planejado.
4. Deixa a boca saudável
Além de ajudar a compor a camada externa dos dentes – o esmalte – através do cálcio e fósforo presentes, ele colabora na melhora do mau hálito.
Isso acontece porque a ausência desses minerais no organismo pode ocasionar o problema, sendo o caldo de cana rico em ambos.
5. Regula a febre
Em muitos lugares onde a alimentação mais natural, assim como a medicação a partir da natureza, são amplamente empregados, o caldo de cana é um valioso remédio.
Um dos seus usos é aredução dos estados febris, tanto para fortalecer o organismo quanto para dar mais energia e baixar a temperatura.
6. Ajuda o fígado
Além de ser alcalino e tornar o organismo mais saudável como um todo, através do equilíbrio eletrolítico, ele é bom especificamente para o fígado.
Isso acontece pois ele ajuda a desobstruir os canais biliares, melhorando também doenças como a icterícia.
7. Equilibra o pH estomacal
Por ser rico em potássio, ajuda a equilibrar o pH estomacal, regularizando assim os sucos digestivos.
Além disso, é calmante como um todo, ajudando a reduzir as afecções de estômago de cunho psicossomático.
8. Ajuda a tratar infecções
Seu consumo regular é excelente para tratar infecções, dada sua riqueza nutricional, que fortalece o organismo.
Além disso, a abundância de vitamina C ajuda a reduzir o risco de contaminação por germes, além de ajudar no tratamento.
Se estiver com infecção urinária, é interessante tomar um copo dele com o suco de um limão inteiro, duas vezes ao dia.
9. Fortalece as unhas
O consumo regular podeajudar a ter unhas mais fortes e bonitas, sem descamar ou partir com facilidade. Isso se dá devido a presença de minerais fundamentais para sua estrutura, presentes abundantemente no caldo.
10. Define os músculos
Quer definir a musculatura e de quebra ganhar uma energia extra para malhar? Então vale a pena considerar seu consumo. Rico em proteínas, ele ajuda a recompor as fibras musculares, definindo a musculatura.
Antes do treino, ajuda a dar a energia necessária para começar, sendo recomendado o consumo de algumas oleaginosas, para manter a energia por mais tempo.
Propriedades nutricionais
Crédito: Pixabay
Outro motivo para tomá-lo está relacionado à sua composição nutricional. Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), a cada 100g de parte comestível, encontra-se:
-
Energia: 65 kcal;
-
Carboidrato: 18,2 g;
-
Cálcio: 9 mg;
-
Magnésio: 12 mg;
-
Fósforo: 5 mg;
-
Ferro: 0,9 mg;
-
Potássio: 18 mg;
-
Vitamina C: 2,8 mg.