BB diz que vai ressarcir clientes por dólares falsos e Procon libera câmbio…

dolares_falsos

A partir de hoje (2), o Banco do Brasil poderá voltar a realizar operações de câmbio em todo o estado de Pernambuco. A revogação da decisão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, por meio do Procon-PE, que proibia a transação, aconteceu após uma audiência entre representantes do BB e do governo estadual, na manhã desta quarta (1º). De acordo com o secretário-executivo de Justiça e Direito ao Consumidor de Pernambuco, Eduardo Figueiredo, a instituição financeira se comprometeu a dar assistência material e jurídica e ressarcir todas as pessoas que compraram dólares falsos na agência central do Recife.

Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa do Banco do Brasil confirmou o acordo e assegurou que não há riscos aos consumidores. Nove clientes já foram ressarcidos pela instituição financeira. Em nota divulgada na noite desta quarta, o banco informou que “a origem do problema foi a aquisição de US$ 24 mil, de terceiros, no dia 10 de setembro de 2014, em operações rotineiras de câmbio manual. Cédulas de US$ 100 eram falsas. Por falha na verificação da autenticidade dessas cédulas, os dólares foram comercializados entre 8 e 19 de junho.”

Além dos nove casos confirmados de câmbio com notas falsas, outros quatro foram descartados e seis estão sendo investigado, conforme o comunicado. “Por segurança e precaução, o banco está fazendo novamente procedimentos de certificação de autenticidade das cédulas já adquiridas de terceiros, em todas as tesourarias do País.”

Na reunião desta quarta, o BB também apresentou documentos que comprovam que não há mais cédulas falsas nos cofres da instituição. “Com o que foi apresentado, o banco garante que não há mais risco para os consumidores que vierem a fazer operações de banco em qualquer agência em Pernambuco, impedindo novos constrangimentos. O Procon-PE continua agora seu processo administrativo, mas a decisão de suspensão deixa de ser ativa”, explicou o secretário Eduardo Figueiredo.

O governo estadual também recebeu provas de que o BB enviou documentos para as autoridades norte-americanas e para a estudante Amanda Parris, que mora no Texas, Estados Unidos, primeira a denunciar o caso de compra de dólares falsos. Em contato com o G1, Amanda confirmou que recebeu as cópias desses documentos nesta quarta. “Confirmo que recebi cópias em inglês e português. Conversei com o detetive de Galveston [cidade do Texas] e ele também me confirmou que recebeu”, disse.

O Banco do Brasil se comprometeu ainda a reparar os prejuízos financeiros dos clientes e que vai procurar todas as pessoas que teriam comprado a moeda falsa no Recife. (G1)