A Prefeitura municipal de João Alfredo foi contemplada através do Ministério da Saúde e promoveu a entrega de uma ambulância 0km para atendimento do SAMU, como parte da renovação da frota em todo país. Com a entrega da nova ambulância, os serviços de saúde de urgência e emergência melhoram as condições de socorro imediato nas localidades beneficiadas.
O evento, realizado em frente à Unidade Mista Joana Amélia Cavalcanti, contou com as presenças de diversas autoridades, funcionários e o povo em geral.
Acompanhada da secretária de Saúde Márcia Almeida, de vereadores e demais secretários, a prefeita Maria Sebastiana entregou as chaves da ambulância ao coordenador local do Samu, André e aos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. A nova ambulância soma-se à anterior que, ainda em bom estado de conservação, reforçará de sobremaneira o atendimento à população.
Em seu pronunciamento, a prefeita agradeceu a toda a equipe que está trabalhando para aprimorar o atendimento em saúde à população. Quanto a ambulância para o Samu, Maria frisou que “trata-se de um veículo novo, bem equipado e que vai dar segurança e agilidade no atendimento aos pacientes, mas também é válido lembrar, dará melhores condições de trabalho a esta equipe de servidores que se dedicam muito para socorrer quem chama com urgência e qualidade”, comentou.
Samu 192
O objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. O SAMU deve ser acionado nos seguintes casos: acidentes e traumas com vítimas; choque elétrico; falta de ar intensa; suspeita de infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns); afogamentos e engasgo; intoxicação ou queimaduras graves; trabalhos de parto em que haja risco de morte para a mãe e para o feto; tentativas de suicídio; urgências psiquiátricas; vítima inconsciente; em casos de intoxicação exógena ou envenenamento; na ocorrência de maus tratos; crises hipertensivas; dores no peito de aparecimento súbito; acidentes com produtos perigosos; agressão por arma de fogo ou arma branca; soterramento, desabamento; crises convulsivas; na transferência inter hospitalar de doentes graves; outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
Os atendimentos podem ocorrer em residências, vias públicas, rodovias e estradas vicinais, estabelecimentos comerciais e escolas. A equipe do SAMU São Simão é composta por doze socorristas, um coordenador e três socorristas reservas. Com a chegada do novo veículo, a unidade passa a contar com duas ambulâncias para servir o município e cidades vizinhas. (fotos: divulgação)