Bancada do PSB indicará Clodoaldo Magalhães para a primeira–secretaria…

A eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco que será realizada nesta sexta-feira está ganhando contornos de entendimento em alguns cargos, e o PSB, partido do governador Paulo Câmara, não fez nenhum movimento significativo no sentido de sinalizar apoio a qualquer dos seus cinco candidatos a cargos na mesa, Simone Santana e Aglailson Victor, na primeira-vice-presidência e Isaltino Nascimento, Francismar Pontes e Clodoaldo Magalhães, na primeira-secretaria.

Apesar disso, por conta do regimento da Casa, o partido terá que encaminhar a votação da bancada, composta por onze deputados estaduais. A incumbência de fazer este encaminhamento será da deputada Delegada Gleide Ângelo, mais votada do partido e da própria Casa. A respeito da indicação, a deputada é taxativa: “O sentimento da grande maioria dos deputados do nosso partido é de apoio ao deputado Clodoaldo Magalhães para a primeira-secretaria”.

A decisão do partido reflete não só o sentimento da bancada como também da maioria da Casa, que tem sinalizado uma inclinação para o deputado Clodoaldo Magalhães, que está iniciando seu quarto mandato na Alepe e construiu com muito diálogo e muita tranquilidade uma candidatura extremamente competitiva.

Na Casa, o sentimento é o de que a bancada do PSB chegando a um entendimento poderá abrir caminho para novas pacificações em cargos da mesa diretora que igualmente constituem uma disputa entre dois e três parlamentares. Atualmente existe disputa em quatro dos sete cargos da mesa, somente Eriberto Medeiros na presidência, Álvaro Porto na quarta-secretaria e Teresa Leitão na terceira-secretaria não enfrentarão bate-chapa, esta última pacificou um entendimento com Rogério Leão na noite de ontem, que optou pela retirada da candidatura. (Edmar Lyra)