Avião cai no centro de Gramado e atinge loja e pousada

Do Antagonista – Uma aeronave caiu na manhã deste domingo, 22 de dezembro, no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul, causando danos a prédios e deixando feridos.

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, Pedro Henrique Costa, a aeronave é um turboélice bimotor.

Em nota, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou que, segundo informações iniciais, todas as pessoas que estavam no avião morreram. Embora as informações preliminares apontem que havia 10 pessoas a bordo, a identidade das vítimas não foi divulgada até o momento.

O avião, que havia decolado do aeroporto de Canela por volta das 9h15, caiu minutos após a decolagem, na Avenida das Hortênsias, principal via que liga Gramado a Canela.

A aeronave atingiu a chaminé de um prédio, uma loja de móveis e uma pousada. No momento da queda, a loja de móveis estava vazia, e uma pessoa no prédio conseguiu escapar sem ferimentos.

Já na pousada, 15 pessoas ficaram feridas e foram levadas a hospitais da região.

O avião, de acordo com a Brigada Militar, tinha como destino Florianópolis, mas caiu minutos após a decolagem.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou nas redes sociais acompanhar o caso e que irá até o local do acidente:

“Estou acompanhando junto às forças de segurança do Estado o triste episódio de queda de uma aeronave em Gramado. Estamos com todo o efetivo do município e de Canela mobilizado para atender a ocorrência. Também estou me deslocando para acompanhar a operação no local.

No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram.”

O Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, se manifestou nas redes sociais, lamentando o ocorrido.

“Acabo de receber a notícia da queda de um avião em Gramado. Estou acompanhando de perto os desdobramentos do acidente junto a autoridades locais. Envio minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desta tragédia que acontece no nosso estado”, escreveu.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores da região de Canoas foram acionados para investigar o caso.