Diversos pontos pertinentes sobre o sistema de saúde de João Alfredo foram esclarecidos durante a Audiência Pública realizada na manhã desta segunda-feira (16), na Câmara dos Vereadores do Município.
Na Audiência Pública, coube ao gestor do Sistema Único de Saúde do Município de João Alfredo, Aguinaildo Lima (secretário Municipal de Saúde), prestar contas sobre os valores empregados no setor durante último quadrimestre de 2014, além de prestar esclarecimentos sobre a saúde no município.
O evento contou com as presenças dos vereadores Zeca Falcão (PTB – presidente da CMJA), Adriano Santos (PSD), Walque Dutra (PTB), Dezinho Júnior (PTB), Pedro Alves (PP), Erivaldo Freire (PSDB) e Edleide Barbosa (PP). Também presente o gestor da GERES-Limoeiro, Mário Moreira.
O relatório foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, cumprindo os dispositivos constantes das Leis Federais nº 8689/93 e nº 12438/11 e da Lei Complementar n.º 141/2012. Também segue ao que é exigido pelo Conselho Nacional de Saúde, incluindo ainda, o prazo de apresentação dos dados.
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), João Alfredo registra atualmente população estimada de 32 mil 651 habitantes.
Na Saúde Pública de João Alfredo, no último quadrimestre, houve bastante evolução nos serviços prestados nas unidades de saúde, Programa de Saúde da Família, Unidade Mista, e os órgãos de vigilância de saúde e ambiental registraram números, de maneira crescente nos casos de atendimentos, procedimentos, aconselhamentos (em ações educativas), ações de controle e prevenção, prontos atendimentos na policlínica, exames (laboratoriais e especializados) e nos imóveis inspecionados no controle e combate da dengue, entre outros.
“Estamos direcionando todo empenho nos trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde. O ano de 2014 foi um período de buscar, amparar e resgatar recursos e, a partir deste ano, vamos conseguir efetivamente vivenciar tudo que está projetado e planejado para a Saúde Pública em João Alfredo”, explicou o secretário Aguinaildo Lima.
Lima ressaltou ainda que, “os trâmites burocráticos não tornam perceptíveis os avanços já alcançados pela Secretaria Municipal de Saúde, mas de qualquer modo continuamos perseverantes e buscando o melhor para a população”, pontuou.
O secretário afirmou que a Saúde Pública do município já tem um cenário diferente, um cenário de perspectivas que a cada dia está se tornando realidade. “Nosso trabalho foca o resgate da credibilidade da administração pública e de uma melhor qualidade de vida aos munícipes”, frisou.
Mário Moreira
Já o gestor da GERES, Mário Moreira, relatou ações e parcerias empreendidas junto aos municípios sob sua jurisdição, e também respondeu a questionamentos do vereador Erivaldo Freire (PSDB) e dos comunitários Gabriel Moura, Eliathah Cordeiro e Dimas Santos.
Gabriel Moura
A situação da dengue também foi abordada e com relação ao assunto, foi informado que a cidade não enfrentou problemas sérios com a doença em 2014 por conta do trabalho desempenhado pelos funcionários da zoonoses. Segundo o secretário de Saúde a doença foi o maior desafio do ano passado e deve ser um dos maiores problemas neste ano.
Enfim, resumindo, as ações da Secretaria Municipal de Saúde de João Alfredo no ano de 2014 foram satisfatórias. “Temos muitos desafios ainda a serem superados mas temos fé que iremos conseguir” , destacou Aguinaildo Lima.