Por Magno Martins– Após as inúmeras polêmicas envolvendo o São João de Caruaru e a falta de valorização profissional de toda categoria, artistas, associações, trios de forró, banda de pífanos, grupos de bacamarteiros, e demais expressões da cultura popular realizarão protesto na próxima quarta-feira, em frente à Prefeitura de Caruaru, às 11 horas da manhã.
Na pauta, estão solicitações em prol da valorização profissional da cultura popular, levando em consideração os inúmeros prejuízos promovidos pela pandemia da COVID-19. Além disso, esse ano, o Forró tornou-se patrimônio cultural imaterial do Brasil.
Segundo o presidente da Associação dos Forrozeiros de Caruaru (ASFOC), Didi Caruaru, o objetivo é estabelecer um diálogo e uma agenda com o novo prefeito, Rodrigo Pinheiro, já que nunca conseguiram dialogar com a ex-prefeita Raquel Lyra. “A discussão não está em tocar ou não no São João. Nossa discussão está centrada em corrigir o cachê dos nossos artistas, bem como pactuar a quantidade de festas com critérios transparentes e equitativos”, disse Didi.