A discussão em torna da proposta de reforma na Previdência está cada dia mais quente. De um lado, o governo acendeu o sinal vermelho para o equilíbrio das contas já nos próximos anos. Enquanto do outro lado, os trabalhadores e aposentados brigam pela manutenção de direitos e medidas de gestão que evitem alterações radicais na regra de concessão dos benefícios.
A imposição de uma idade mínima de 65 anos para a aposentadoria de homens e mulheres é o ponto principal da proposta do governo, que também está ouvindo sugestões de empresários e sindicalistas. O projeto de lei com as mudanças deve ser apresentado em agosto ou setembro para ser aprovado ainda este ano. A próxima reunião do grupo de trabalho que está elaborando as novas regras será na terça-feira (28), no ministério da Casa Civil.
A idade mínima para a aposentadoria por tempo de contribuição não é uma novidade no Brasil. Ela existe para os servidores públicos que se aposentam pela regra do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social). Os trabalhadores de empresas privadas ou autônomos, que pagam a contribuição para o INSS, se aposentam pela regra do RGPS (Regime Geral da Previdência Social).
Continua…