Com mais de 22 anos de vida pública, o deputado Eriberto Medeiros (PSB) encerrou um ciclo marcante, nesta terça-feira (31/01), após três mandatos na presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco e quatro mandatos de deputado estadual. Tendo atuação forte no Recife, onde foi vereador, o parlamentar viu sua influência se espalhar pelas regiões do Estado devido à sua atuação presente nos municípios, dialogando com as instituições e com os diversos segmentos da classe política e da sociedade, cravando sua marca de político agregador e com apelo popular.
Eriberto foi eleito pela primeira vez para deputado federal com uma votação expressiva de 99.226 votos, sendo o segundo mais votado na chapa do PSB, nesse pleito de 2022. Iniciou sua trajetória política na Rua da Lama, na Zona Oeste do Recife, onde teve seu trabalho social reconhecido pela população, que lhe deu dois mandatos de vereador e, posteriormente, conquistou quatro mandatos de deputado estadual.
Nesse período, ocupou a 4ª Secretaria por quatro vezes e, em 2018, assumiu a presidência da Assembleia Legislativa por três vezes consecutivas, cuja gestão ficou reconhecida por aproximar o Parlamento da sociedade e das instituições através de projetos especiais, como a estruturação da TV Alepe, o Alepe Nos Municípios, o Lideralepe (premiado pela Unale) e o Fala Pernambuco (processo de escuta dos empreendedores no pós-pandemia), e de um estilo agregador, construindo pontes para solucionar demandas de diversos segmentos.
Oriundo da Polícia Civil, Eriberto percorreu perto os batalhões, delegacias, unidades especializadas, sistema prisional, conversando com os profissionais da segurança pública e intermediando, junto ao Governo do Estado, solução dos problemas, visando garantir valorização, fortalecimento, melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida, sendo bastante reconhecido pelos comandos, oficiais, praças, delegados, agentes, policiais penais, pela seu mandato atuante.
“Algo que me enche o peito, a alma é dizer que procurei sempre fazer o bem. A emoção que nos toma é por saber que iremos pra outra missão, em Brasília, mas sempre estaremos com o coração aqui na Alepe, porque foi onde nós tivemos a oportunidade de servir ao povo pernambucano com muito amor, com muita presteza e com muita dedicação. Agradeço à Assembleia Legislativa pela oportunidade que me deram de presidi-la”, declarou Eriberto, em uma de suas últimas solenidades representando o Parlamento estadual. Foi premiado e reconhecido por diversas instituições, com prêmios e medalhas que destacam sua contribuição nos mais diversos campos de atuação da atividade política.(Ulysses Gadêlha)