Já era noite de terça-feira (18) quando os deputados federais do PSB conseguiram chegar a um acordo e, finalmente, bateram o martelo no nome do novo líder da bancada na Câmara Federal para 2020. Será o deputado Alessandro Molon, do Rio de Janeiro. Molon disputava o espaço com o deputado Danilo Cabral, de Pernambuco. Pelo acordo, Molon estará à frente da bancada este ano, enquanto Danilo será o líder em 2021. Prevaleceu, então, a lógica do rodízio.
Há de se considerar que este ano é ano eleitoral e o protagonismo do Congresso Nacional não é o mesmo em função das disputas municipais. Nesta quarta-feira (19), o partido deve soltar uma nota, confirmando o entendimento que também será comunicado ao presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.
A reunião que pôs fim ao impasse teve a presença de Danilo Cabral e Luciano Ducci, além de Tadeu Alencar e Molon. Após chegarem ao denominador comum, o passo seguinte foi recolher assinaturas para consolidar unanimidade. Havia 16 assinaturas em favor de Alessandro Molon até então. A entrega das assinaturas à Mesa Diretora é o que sacramentada a indicação do líder.
Ainda no final de janeiro, Danilo Cabral havia dito que, se preciso usaria a lista que tinha em mãos com 17 assinaturas, segundo ele, de uma bancada de 29 parlamentares. Naquele momento, o deputado Tadeu Alencar chegou a defender à coluna que lista era boa “para não usar”, fazendo referência à necessidade de unidade, que foi construída agora.
O governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio já haviam demonstrado simpatia e torcida pelo nome Danilo. Na bancada de Pernambuco,no entanto, dos cinco nomes, haviam assinado em favor de Danilo: João Campos e Felipe Carreras. Gonzaga Patriota assinou em favor de Molon e Tadeu Alencar não assinou. Havia expectativa de que Pernambuco mantivesse a liderança dada a representatividade do Estado na bancada e no partido, mas Tadeu Alencar será sucedido por Alessandro Molon.
Confira nota oficial do partido: Vitória da Unidade – Acabamos de celebrar um acordo que fortalece a unidade da bancada do PSB na Câmara dos Deputados. Pelo acordo, o líder no ano de 2020 será o deputado Alessandro Molon e, no ano de 2021, o deputado Danilo Cabral. Esse acordo ratifica a maturidade da nossa bancada que, com espírito público e elevada responsabilidade política, à unanimidade, escolhe a ambos para exercer a liderança em períodos sucessivos.
Os desafios são enormes no Brasil de hoje e eles só serão superados com grande capacidade de diálogo, que possa juntar os que têm amor pelo Brasil e por sua jovem Democracia e o querem um País mais justo e solidário. Para mim, como Líder desse partido que tem mais de 70 anos de história, que já foi liderado no parlamento por Miguel Arraes e Eduardo Campos, que sempre defendi, publicamente e nas articulações internas, uma solução por acordo, estou convicto – e todos estamos – de que é um desfecho plenamente exitoso, só com vitoriosos. Desejo muito sucesso aos escolhidos!
Avante, Partido Socialista Brasileiro!
Brasília, 19 de fevereiro de 2020 TADEU ALENCAR LÍDER DO PSB NA CÂMARA