Após eleição, Tacaimbó escolhe seus novos vereadores

Diário de Pernambuco – Encerrou-se na noite deste domingo (3), a eleição para vereadores da cidade de Tacaimbó, no Agreste de Pernambuco. Desta forma, nove dos 26 candidatos foram eleitos para assumir o Legislativo.
Com isso, foram eleitos: Marquinho de Arlindo (União), Lia Braúna (União), Clarice de Ramos da Igrejinha (PT), Nazaré de Cláudio do Raio X (União), Murilo da Farmácia (PT), Nadilson Nunes (PT), Vado Veneno (PSB), Mardones Quaresma (PT) e Junior de Josilda (União).
Dos 10.414 eleitores aptos a votar na cidade, 7.834 compareceram para votar, sendo 7.156 votos válidos, 350 nulos e 328 votos em branco. Dos candidatos, Marquinho de Arlindo foi o que recebeu mais votos, sendo 882 votos, seguido por Lia Braúna, com 857.
Tacaimbó faz parte da 44ª Zona Eleitoral, contando com 25 seções e sete locais de votação. 
O novo pleito foi marcado em razão da cassação da chapa proporcional do PSB e do PT por fraude à cota de gênero, em julgamento ocorrido em novembro de 2022. Cinco dos nove representantes eleitos para a Câmara Municipal tiveram seus mandatos cassados, o que resultou na anulação de mais da metade dos votos válidos, levando à realização de uma eleição suplementar onde todas as nove cadeiras da Câmara estão em disputa.
Perderam os mandatos, pelo PSB, Edvaldo José de Macedo e Fagno José de França; e pelo PT Mardones dos Santos Quaresma, Givanildo João da Silva e Nadilson Nunes da Silva. Os vereadores e vereadoras eleitos neste pleito suplementar cumprirão o restante da atual legislatura.
Ainda não há informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) se houve registro de urnas quebradas ou danificadas, ou de confusões na hora da votação.