Por: Mareu Araújo/Diário de Pernambuco – Após 100% das urnas apuradas, Mirella Almeida (PSD) venceu a disputa para a prefeitura de Olinda, com 51% dos votos válidos. Na disputa neste segundo turno, a candidata derrotou Vini Castello (PT), que ficou com 48%.
Ao contrário do que as pesquisas apontavam no primeiro turno, Mirella terminou atrás de Vini Castello com uma desvantagem de 18.133 votos. Dessa vez, em uma eleição apertada, a candidata de Professor Lupércio (PSD), atual prefeito da Marim dos Caetés, superou o adversário após uma longa apuração dos votos e assumirá a gestão da cidade pelos próximos quatro anos.
Sua candidatura foi apoiada pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e pela vice-governadora, Priscila Krause (DEM).
Entre suas promessas para Olinda estão a ampliação do número de creches na cidade e a criação de um Centro de Qualificação e Capacitação para Mulheres.
Nascida no Recife, Mirella Fernanda Bezerra de Almeida (PSD), ou Mirella Almeida, cresceu em Rio Doce. Foi neste bairro, inclusive, que a eleita declarou seu voto na manhã deste domingo.
Nas duas gestões de Professor Lupércio (PSD), ela foi secretária de Governo, também de Planejamento e Fazenda, e, por fim, de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo de Olinda.
Como secretária, Mirella propôs a lei para isenção e anistia de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Taxa de Limpeza Urbana e Imposto Territorial de Bens e Imóveis (ITBI) para beneficiários da faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida ou na faixa 1,5 do Programa Casa Verde e Amarela. A iniciativa foi aprovada. Seu vice na chapa é o empresário Chiquinho (PSD).