O aplicativo “Transparência” deverá ajudar na escolha dos candidatos nas eleições. Ele permitirá acompanhar informações como as propostas de campanhas e a “ficha” do candidato. Também será possível monitorar declarações e certidões do eleitorado. De acordo com o portal Contas Abertas, o aplicativo, que já funcionou durante as eleições de 2012, vai ganhar uma versão nova para o pleito de 2014.
Segundo o desenvolvedor de software que coordena a equipe que trabalha no aplicativo, Edson Pieczarka, a ideia é tornar o dispositivo mais social. O aplicativo deve estar disponível nos próximos dois meses.
As informações utilizadas pelo aplicativo são oficiais e provenientes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A equipe que desenvolve o dispositivo é voluntária e conta com a ajuda do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).
Para o fundador do Movimento, Márlon Reis, o aplicativo permite que os eleitores possuam as informações necessárias na palma da mão. . “A tecnologia ganhará relevância sem igual nas eleições de 2014. Além disso, ter informações sobre os candidatos é essencial para exercer a cidadania na hora do voto”, afirma o juiz eleitoral.
O aplicativo é gratuito e deverá ser disponibilizado para Android, IOS e Windows Phone.
Ainda segundo o portal, a nova versão do aplicativo também possui o objetivo de funcionar no período entre eleições. O Transparência também oferece o recurso de envio de denúncias, que são protocoladas e encaminhadas ao Ministério Público.
O fundador do MCCE também defendeu a prestação de contas eleitorais em tempo real. Para ele, com o avanço tecnológico dos últimos anos, já seria possível que as contas fossem realizadas dessa maneira. Para Reis, no entanto, não há disposição política para que essa mudança aconteça.
(Blog da Folha)