Blog Ponto de Vista – O Diretório Municipal do PT no Recife divulgou resolução em que, apesar de não indicar o vice na chapa de João Campos, reafirma o compromisso de caminhar com o gestor recifense na reeleição municipal. Vale destacar que nesta semana o prefeito João Campos (PSB) conversou com o presidente Lula e definiu que o seu vice será Victor Marques, seu ex-chefe de gabinete e amigo de longas datas. O encontro foi testemunhado por Gleisi Hoffmann (presidente nacional do PT) e Carlos Siqueira (presidente nacional do PSB). Após o encontro surgiu a expectativa de como o PT recifense iria digerir a indicação, já que nutria esperança de emplacar o ex-vereador Mozart Sales no espaço. Apesar de ter sido preterido da vice, PT decidiu caminhar com João Campos na disputa eleitoral deste ano na capital. Confira a resolução:
Resolução sobre as eleições do Recife
O Quadro Nacional
O PT simboliza o programa e a força do Governo do Presidente Lula e seu papel central no enfrentamento ao bolsonarismo e a extrema direita no Brasil, que se organizam para ampliar sua força e influência na sociedade brasileira com as disputas que patrocinarão nas eleições de 2024 e que rebaterão no quadro eleitoral
de 2026. A aliança nacional entre o PT e o PSB foi decisiva para a vitória da democracia, na eleição que trouxe de volta a esperança, as oportunidades para a classe trabalhadora e a confiança em nosso país. Com Alckmin na vice, o presidente Lula vem novamente diminuindo a desigualdade e mostrando um caminho para o futuro.
Após o primeiro ano do atual governo LULA, a reconstrução do Brasil foi marcada pela defesa da democracia, pela implantação das políticas públicas de interesse do povo e pela reinserção soberana do Brasil no mundo. O sucesso do governo Lula é decisivo, tanto para a batalha que travamos contra a direita tradicional, quanto para a dura disputa que travamos contra a extrema-direita neofascista
Sobre o Recife O PT tem sido protagonista importante do quadro da disputa na capital pernambucana, tendo disputado todas as eleições municipais desde a redemocratização em 1985 com um desempenho eleitoral relevante principalmente a partir de 1992 :
1992 Humberto Costa 18,71 % ( 2º colocado)
1996 – João Paulo 16,87 % ( 3º colocado)
2000 – João Paulo 35,62 % (1º turno) e 50,38%(2º turno) eleito
2004 João Paulo 56,11 % ( 1º turno ) eleito
2008 João da Costa 51,54 % (1º turno ) eleito
2012 Humberto Costa 17,43 % (3º colocado)
2016 João Paulo 23,76 % (1º turno) e 38,70 % (2º turno)
2020 Marília Arraes 27,90 % (1º turno) e 43,73 % (2º turno)
O PT no Recife tem uma história de vitórias e conquistas sociais que marcaram nossa cidade nas três gestões em que governamos, com a construção de políticas públicas que proporcionaram mais cidadania para a população e com um desempenho eleitoral que mostra sua força na cena política recifense, tendo bastante adesão às forças populares , aos movimentos sociais e significativa influência nas lutas do Recife, fruto dessa capilaridade social.
Sobre as eleições de 2024
O PT do Recife estabeleceu, desde o início desse processo, a aliança com o PSB como estratégica para o fortalecimento da base de apoio ao governo LULA, entendendo ser importante dar a sua contribuição para a reeleição da Frente Popular em Recife liderada pelo Prefeito João Campos que tem feito uma gestão exitosa com avanços importantes principalmente nos anos de 2023 e 2024 frutos da parceria com o governo do Presidente Lula, contando com o aporte de recursos federais bastante significativos em dezenas de projetos transformadores levados adiante na cidade do Recife na atual gestão.
É de se ressaltar a participação do PT nas secretarias de meio-ambiente e habitação em vários desses projetos, importantes para a população.
Compreendendo esse cenário o DM PT Recife, decidiu em fevereiro de 2024, fazer a indicação de um quadro do PT para compor como vice-prefeito.
O PT foi palco de um importante processo interno de discussões políticas, inicialmente com alinhamentos em torno de um dos dois nomes (Carlos Veras ou Mozart Sales) colocados como pré-candidatos a vice-prefeito em aliança com o PSB, mas sempre balizado pelo respeito às diferenças e à democracia interna, garantindo-se em todos os fóruns partidários e momentos do debate um nível elevado e muito parceiro de construção. Importante se ressaltar o papel do diretório municipal do PT, assim como dos presidentes estadual e municipal do Recife, Doriel Barros e Cirilo Mota, dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão e da bancada de vereadores e vereadora que contribuíram para que o debate se desse com a objetividade e tranquilidade necessárias para se chegar a unidade em torno do nome de Mozart Sales, o qual se conduziu respeitando as instâncias partidárias e em fina sintonia com nossas principais lideranças locais e nacionais como o Presidente Lula.
Foi um processo à altura do debate sobre Recife, que é historicamente um pólo de forças progressistas e populares, tendo o PT como um dos principais expoentes ao longo do tempo, e que assim como em outras capitais teve a condução principal do debate pelo Presidente Lula e pelo diretório nacional do Partido.
Na última quinta-feira, a direção nacional em alinhamento com o Presidente Lula decidiu acatar a indicação pelo PSB do nome de outro partido para compor como vice-prefeito no pleito de 2024, mantendo a participação do PT na Frente popular do Recife.
Diante disso, o diretório municipal do PT entende que a aliança local com o PSB tem o objetivo de reforçar a composição de forças que é replicada em todo o país e respeita a deliberação da instância nacional de que o PT deve permanecer na Frente Popular recifense dialogando com os setores progressistas da capital, por acreditar na importância desse gesto em prol da unidade nacional PT-PSB, que visa o enfrentamento das forças de extrema direita. O PT Recife acredita e trabalhará para concretizar a reeleição do Prefeito João Campos.
Nesse sentido buscaremos garantir o protagonismo petista no Recife enfatizando:
1) A importância da ampliação da nossa bancada de vereadoras e vereadores, fortalecendo as nossas pré-candidatas e pré-candidatos petistas;
2) Bem como apresentando uma contribuição efetiva, para o programa de governo a ser implementado na nova gestão da Frente popular no Recife, que contemple o diálogo com os movimentos sociais da cidade, buscando garantir as reivindicações de quem organiza a nossa militância política e as bases históricas do PT Recifense, que se manifesta no debate presente em todos os setoriais do nosso partido.
RECIFE , 20 de Julho de 2024.
DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PT RECIFE