O empoderamento feminino e os desafios da presença da mulher na política pautaram dois encontros da deputada estadual e pré-candidata a vice-governadora de Pernambuco na chapa do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, Alessandra Vieira, ontem (14/07), com lideranças femininas. As reuniões foram realizadas junto com Lara Secchi, esposa de Miguel. “Temos assumido cada vez mais o nosso protagonismo e na política não é diferente”, frisou Alessandra.
Em um restaurante em Boa Viagem, pré-candidatas à câmara estadual pela chapa do União Brasil (UB, Patriota e Podemos) participaram de um almoço que contou com a presença da prefeita de Ipojuca, Célia Sales. “Precisamos fazer nossa voz ecoar, fazer valer nossas experiências. Só assim construiremos uma sociedade mais sólida e com representatividade de verdade”, acrescentou Alessandra.
A mudança no papel da mulher na sociedade, com a ocupação de novos espaços no mercado de trabalho, na política e nos demais cargos de liderança foram citados por Alessandra, que ainda salientou as ações realizadas por Miguel em atenção às mulheres de Petrolina. “É fundamental, enquanto gestores públicos, olharmos com empatia para o público feminino, e Miguel fez isso com maestria, construindo uma maternidade e um centro de referência na cidade, criando a primeira patrulha da mulher do sertão, e fortalecendo a participação da mulher nos cargos de gestão”, frisou Alessandra.
Lara apresentou seus projetos desenvolvidos em Petrolina, a exemplo do Transforma Petrolina, uma plataforma digital de incentivo ao voluntariado, com 177 entidades cadastradas e que recebeu o Prêmio Boas Práticas, ficando no Top 10 da Rede Estratégia ODS Brasil. “Esses são encontros não só de mulheres, mas de pessoas que estão imbuídas do mesmo propósito, que é a busca por um estado melhor para nós e para os nossos”, disse Lara.
A reunião contou, ainda, com a presença da esposas dos deputados federais Fernando Filho, e Ricardo Teobaldo, Maria Laura e Juliana Teobaldo, respectivamente, da coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, da esposa do ex-ministro Mendonça Filho, Taciana Mendonça, e da representante do Grupo Mulheres do Brasil, Maria Luíza Figueirêdo.
No bairro do Parnamirim, no Recife, Alessandra e Lara foram recebidas por um grupo de mulheres que apoiam a pré-candidatura da chapa do União Brasil. A esposa do senador Fernando Bezerra Coelho, Adriana Coelho, também prestigiou o encontro, encabeçado pela coordenadora da Fundação Joaquim Nabuco, Gabriela Almeida.