Alepe prestará homenagem a industrial pernambucano Ricardo Brennand com nome em rodovia

O empresário, industrial e incentivador das artes Ricardo Brennand receberá uma homenagem (in memoriam) a partir de um projeto de lei de autoria do deputado Eriberto Medeiros (PSB). De acordo com o PL 3479/22, fica denominada Rodovia Ricardo Brennand a PE-18, no trecho que compreende a entrada PE-027 e entrada PE-005, próximo ao município de São Lourenço da Mata. Conhecido mundialmente pelo legado histórico e cultural deixado para o povo pernambucano, Ricardo Brennand terá seu nome eternizado, em justa homenagem da Assembleia Legislativa.
Formado nos cursos de engenharia civil e mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), dedicou-se aos negócios da família, como fabricação de vidro, aço, cerâmica, cimento, porcelana e açúcar. Grande apreciador de artes, Ricardo desenvolveu paixão por colecionar peças históricas. Durante viagens, principalmente para a Europa e Ásia, adquiriu diversas obras, abrangendo períodos da Baixa Idade Média e século XX, com destaque para armas brancas, pinturas medievais e da idade moderna e esculturas de influência neoclássica.
Em 2002, fundou o Instituto “Ricardo Brennand – IRB”, espaço cultural sem fins lucrativos, projeto pelo qual ficaria conhecido pela sociedade. Com uma área de 180 mil metros quadrados, formado por jardins, lagos, obras de arte e um castelo medieval, o complexo cultural reúne um amplo acervo da história e da arte. Possui mais de 5 mil armas brancas, espadas, armaduras, miniaturas, canhões, chaves, relógios e armas modernas automáticas.
Filho de Antônio Luiz de Almeida Brennand e Dulce Padilha Coimbra, Ricardo Coimbra de Almeida Brennand nasceu em 27 de maio de 1927, no Cabo de Santo Agostinho, Grande Recife. Em 1930, família mudou-se o engenho São João, Várzea, Zona Oeste do Recife. O homenageado faleceu em 20 de abril de 2020, aos 92 anos, no Recife, vítima de complicações da Covid-19. Entrou para a história de Pernambuco, eternizando seu amor pelas artes, pela cultura, e pelo desenvolvimento econômico, social, histórico e educacional.