Os 100 anos da PanCristal, que figura entre as principais panificadoras e indústrias de pães congelados do Brasil, foram comemorados em Reunião Solene ontem (19), no Plenário da Alepe. Pioneira no Norte e Nordeste nesse segmento, a empresa de Surubim (Agreste) atende aos Estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba. O autor da proposição foi o deputado Zé Maurício (PP).
A cerimônia foi presidida pelo deputado José Humberto Cavalcanti (PTB). “Mesmo centenária, a PanCristal construiu, ao longo do tempo, uma imagem de empresa moderna, devido, sobretudo, à competente atuação de seus gestores”, destacou.
Zé Maurício ressaltou que, atualmente, a panificadora abastece lojas de conveniências, supermercados, navios, empresas de refeições, hotéis e grandes redes varejistas, como os grupos Walmart e Pão de Açúcar. “Eu me orgulho muito de ter visto essa empresa crescer”, afirmou.
História – Tudo começou em 1916, quando o comerciante João Batista de Souza decidiu montar uma padaria no então distrito de Surubim, que pertencia a Bom Jardim. Essa história foi rememorada em Plenário por João Batista de Souza Neto, que dirige o grupo desde 1979.
Em discurso, o empresário contou ter conhecido o sistema de congelamento de pães numa viagem à Alemanha. “Recentemente a PanCristal recebeu certificado, em São Paulo, como uma das cem melhores padarias do País”, frisou, orgulhoso. João Batista Neto agradeceu a homenagem da Alepe e a presença da família, amigos e colaboradores. (Alepe)