Correio Braziliense
Como de costume, nas eleições deste ano há vários nomes curiosos na corrida por um cargo público. Nas disputas por prefeituras e cargos de vereador, os candidatos utilizam, nas urnas, nomes os apelidos pelos quais são conhecidos nas cidades.
Por isso, há dezenas de professores, cabeleireiras, manicures e pastores — só para citar alguns — na campanha eleitoral. Mas há candidatos que vão além da profissão ou de como são conhecidos, e apostam em nomes diferentes para se destacar.
O Correio separou alguns dos nomes presentes no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que se destacam. Pelo Avante-RJ, a Capitã Cloroquina — remédio sem eficácia contra a covid-19 que acabou politizado — é um exemplo. Há ainda o Advogado de Deus (PP-RJ) e o Capeta (PSB-PA).
Todos eles ainda são pré-candidatos e aguardam julgamento do TSE para aprovar a candidatura. Na quarta-feira (16/9), terminou o prazo para os partidos políticos definirem os candidatos das eleições municipais de 2020. O Distrito Federal é o único do lugar do país em que não há a disputa municipal.
Confira alguns nomes curiosos: