Dois abutres machos chocaram um ovo com sucesso no zoológico Artis, em Amsterdã, na Holanda. As aves gays viviam no mesmo ninho. A equipe do zoo então pegou um ovo abandonado e o colocou no local. Para surpresa de todos, os animais chocaram o ovo até que o filhotinho nasceu.
Os abutres da espécie fouveiros formam um “casal muito unido”, de acordo com Job van Tol, tratador do zoológico. “Eles estão conosco faz alguns anos. Eles construíram um ninho juntos, criaram um vínculo muito forte e acasalaram. Mas, sendo machos, a única coisa que eles não conseguem é colocar um ovo”, disse à BBC.
A chance de “colocar o ovo” veio após um ovo abandonado ser encontrado. Inicialmente, a ideia era colocar o ovo em uma encubadora, até que os tratadores se lembraram do casal. “Foi arriscado, já que não tínhamos garantia de sucesso, mas pensamos que essa era justamente a nossa chance”, contou Van Tol.
O filhote tem 20 dias de vida e conta com a proteção dos dois pais. Para os abutres, assim como para outras espécies, como os pinguins, os machos são “programados” para desempenharem tarefas domésticas, o que torna a vida da família que vive no zoo mais estável. É o segundo caso de incubação ocorrido no zoológico de Artis, porém, é o primeiro entre animais homossexuais. (Diário de Pernambuco / Curiosamente)