O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) realizará, no dia 15 de janeiro de 2026, a sessão solene de posse da nova mesa diretora para o biênio 2026–2027. A cerimônia ocorre às 17h, no Recife Expo Center, no Recife. Assumirá a Presidência do Tribunal o conselheiro Carlos da Costa Pinto Neves Filho, integrante da ABRADEP, tendo como vice-presidente o conselheiro Marcos Coelho Loreto. O cargo de corregedor-geral será ocupado pelo conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior.
Para o coordenador-geral da ABRADEP, Sidney Neves, a posse da nova mesa diretora do Tribunal de Contas de Pernambuco reafirma a importância das instituições de controle para a democracia. “As Cortes de Contas exercem papel fundamental na fiscalização dos recursos públicos, na promoção da transparência e no fortalecimento do Estado Democrático de Direito, especialmente em um período que antecede um novo ciclo eleitoral”, destacou.
Também tomam posse Eduardo Lyra Porto de Barros, como diretor da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães, e Rodrigo Cavalcanti Novaes, no cargo de ouvidor do Tribunal. A solenidade será transmitida ao vivo pela TV TCE-PE, no YouTube, ampliando o acesso público ao ato institucional que marca o início de uma nova gestão no órgão responsável pelo controle externo da administração pública estadual.(ABRADEP)