O novo levantamento do Instituto Real Time Big Data, divulgado ontem (31), monitorou cinco cenários distintos para a disputa pelo Senado em Pernambuco e aponta o senador Humberto Costa (PT) liderando na maioria das simulações. Em praticamente todos os cenários testados, o petista aparece à frente, seguido de perto pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos).
No primeiro cenário estimulado, Humberto Costa soma 23%, enquanto Silvio Costa Filho aparece com 20%, seguido por Anderson Ferreira (PL), com 18%, e Eduardo da Fonte (PP), com 14%. Brancos e nulos chegam a 12%, e 13% dos entrevistados não souberam ou não responderam. Já no segundo cenário, Humberto amplia levemente a vantagem, alcançando 24%, mantendo Silvio Costa Filho com 20%, Anderson Ferreira com 18% e Fernando Dueire (MDB) com 10%.
No terceiro cenário, o senador petista mantém 24%, Silvio Costa Filho aparece novamente com 20%, seguido por Gilson Machado (PL), com 17%, e Eduardo da Fonte, com 14%. No quarto recorte, o cenário mostra empate técnico na liderança entre Humberto Costa e Miguel Coelho (União Brasil), ambos com 24%, enquanto Anderson Ferreira aparece com 20% e Eduardo da Fonte com 10%.
A única simulação em que Humberto Costa não lidera é o quinto cenário testado. Nele, a ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) aparece na frente, com 26%, seguida por Humberto Costa e Anderson Ferreira, ambos com 21%, e Eduardo da Fonte, com 15%. Brancos e nulos somam 9%, e 8% não souberam ou não responderam.
A pesquisa Real Time Big Data ouviu 1.200 eleitores entre os dias 29 e 30 de dezembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento reforça o cenário de disputa pulverizada para o Senado em Pernambuco, com diferentes lideranças dependendo da composição da chapa apresentada ao eleitor.(Blog Mário Flávio)