Ao término deste ano legislativo, a Câmara de Vereadores de Surubim, num gesto de reconhecimento aos valores culturais do município, concedeu Votos de Aplausos a um de seus filhos mais ilustres. Coube a Lourenço da Fonseca Barbosa, o grande compositor Capiba, começar essas homenagens que certamente terão continuidade com Chacrinha e provavelmente seguirão com José Irineu Cabral, fundador e primeiro presidente da EMBRAPA.
Essa iniciativa foi decorrente de requerimento apresentado pelo vereador Murilo Barbosa na sessão ocorrida no dia 4/12 e mereceu a melhor das acolhidas entre os edis surubinenses. Murilo, em seguida ao seu pronunciamento com a exposição de motivos, fez entrega a Fernando Guerra, representando a Associação Capiba, uma plaqueta comemorativa ao evento.
Filho do maestro Severino Atanásio de Sousa Barbosa, Capiba nasceu no dia 28 de outubro de 1904 em uma casa à Rua Sete de Setembro, onde, até recentemente, encontrava-se uma placa alusiva ao seu nascimento que foi inexplicavelmente retirada da parede do prédio atual, pelo seu proprietário. As informações são do Surubim News.