9 de dezembro é o 343.º dia do ano no calendário gregoriano (344.º em anos bissextos). Faltam 22 dias para acabar o ano.
- 480 — Odoacro, primeiro rei da Itália, ocupa a Dalmácia. Mais tarde, estabelece seu poder político com a cooperação do Senado Romano.
- 536 — Guerra Gótica: o general romano-oriental (bizantino) Belisário entra em Roma sem oposição; a guarnição gótica foge da capital.
- 730 — Batalha de Marje Ardabil: Os cazares aniquilam um exército omíada e matam seu comandante, Aljarrá ibne Abedalá.[1]
- 1432 — A primeira batalha entre as forças de Švitrigaila e Sigismund Kęstutaitis é travada perto da cidade de Oszmiana (ou Ashmyany), lançando a fase mais ativa da Guerra Civil Lituana.[2]
- 1531 — Nossa Senhora de Guadalupe aparece pela primeira vez a Juan Diego em Tepeyac, na Cidade do México.
- 1636 — Huang-Taiji, chefe da Casa de Aisin Gioro (futura dinastia Qing da China, que na época ainda buscava destronar a dinastia Ming como família reinante da China) invade o território da Coréia, na época governada pelo rei Gwanghaegun (da dinastia Joseon da Coréia).[3]
- 1688 — Revolução Gloriosa: as forças do príncipe neerlandês Guilherme de Orange (casado com a princesa inglesa Maria Stuart) derrotam os jacobitas na Batalha de Reading, forçando o seu sogro, o então rei inglês Jaime II, a fugir da Inglaterra.[4] Guilherme e Maria se tornariam rei e rainha da Inglaterra, Escócia e Irlanda no ano seguinte, ambos atuando como chefes de estado (como co-monarcas).
- 1775 — Guerra de Independência dos Estados Unidos: tropas britânicas e legalistas, mal-informados sobre a força da milícia americana independentista, perdem a Batalha da Grande Ponte, encerrando o domínio britânico na Virgínia.[5]
- 1822 — O físico francês Augustin-Jean Fresnel, em um livro de memórias lido para a Academia de Ciências, cunha os termos polarização linear, polarização circular e polarização elíptica, e relata um experimento de refração direta verificando sua teoria de que a rotação óptica é uma forma de birrefringência.[6]
- 1824 — As forças independentistas peruanas lideradas pelo general Antonio José de Sucre derrotam um exército realista na Batalha de Ayacucho, pondo fim à Guerra de independência do Peru.
- 1835 — Revolução do Texas: o Exército Texano captura San Antonio após o Cerco de Béxar.
- 1861 — Guerra Civil dos Estados Unidos: o Comitê Conjunto sobre a Conduta da Guerra é criado pelo Congresso dos Estados Unidos.
- 1868 — Os primeiros semáforos são instalados, do lado de fora do Palácio de Westminster, em Londres. Assemelhando-se a sinais ferroviários, eles usam braços de semáforo e são iluminados à noite por lâmpadas de gás vermelhas e verdes.
- 1891 — Na França, cerca de 300 000 pessoas assistiram a passagem pelas ruas de Paris a procissão para Igreja de la Madeleine do funeral de Pedro II do Brasil. Uma formação militar francesa, composta por 80 000 homens prestou honras ao Imperador.
- 1917 — Primeira Guerra Mundial: o marechal de campo Edmund Allenby captura Jerusalém do Império Otomano.
- 1905 — Na França, uma lei separando Igreja e Estado é aprovada.
- 1922 — Gabriel Narutowicz é eleito o primeiro presidente da Polónia.
- 1931 — As Cortes Constituintes aprovam uma constituição que cria a Segunda República Espanhola.
- 1937 — Segunda Guerra Sino-Japonesa: Batalha de Nanquim: tropas japonesas sob o comando do tenente-general Yasuhiko Asaka lançam um ataque à cidade chinesa de Nanquim.
- 1940 — Segunda Guerra Mundial: Operação Compasso: tropas britânicas e indianas sob o comando do major-general Richard O’Connor atacam as forças italianas perto de Sidi Barrani, no Egito.
- 1941 — Segunda Guerra Mundial: a República da China, Cuba, Guatemala e a Comunidade das Filipinas declaram guerra à Alemanha e ao Japão.
- 1946 — Os “julgamentos subsequentes de Nuremberg” começam com o “julgamento dos médicos”, processando médicos e oficiais que supostamente estavam envolvidos nos experimentos humanos nazistas e assassinato em massa sob o pretexto de eutanásia.
- 1948 — A Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio é adotada.
- 1950 — Guerra Fria: Harry Gold é condenado a 30 anos de prisão por ajudar Klaus Fuchs a passar informações sobre o Projeto Manhattan para a União Soviética. Seu testemunho é mais tarde instrumental na acusação de Julius e Ethel Rosenberg.
- 1953 — Macarthismo: General Electric anuncia que todos os funcionários comunistas serão dispensados da empresa.
- 1960 — O primeiro episódio de Coronation Street, a soap opera (telenovela) mais antiga do mundo, é transmitido no Reino Unido.
- 1961 — Tanganica torna-se independente do Reino Unido, como um reino da Comunidade das Nações em união pessoal com o Reino Unido e outros reinos.
- 1962 — O Parque Nacional da Floresta Petrificada é criado nos Estados Unidos.
- 1966 — Barbados e Emirados Árabes Unidos são admitidos como Estados-Membros da ONU.
- 1968 — Douglas Engelbart deu o que ficou conhecido como “A Mãe de Todas as Demonstrações”, lançando publicamente o rato de computador, hipertexto e a interface gráfica de usuário mapeada em bits usando o Sistema oN-Line (NLS).
- 1979 — Certificada a erradicação do vírus da varíola, tornando a varíola a primeira das duas únicas doenças que foram levadas à extinção (a peste bovina em 2011 sendo a outra).
- 1987 — Conflito israelo-palestino: a Primeira Intifada começa na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.
- 1992 — Tropas americanas desembarcam na Somália para a Operação Restaurar a Esperança.
- 1994 — Começa a ser delineado o acordo da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) na Cimeira das Américas, na cidade de Miami, Estados Unidos.
- 1996 — O inovador navegador para web, o Opera, é lançado.
- 2006 — O ônibus espacial Discovery é lançado na STS-116 transportando o segmento de Integrated Truss Structure da Estação Espacial Internacional.
- 2013 — Após falha em seu lançamento, o satélite brasileiro CBERS-3 desintegra-se sobre a Antártida.
- 2015 — Início da trigésima sexta cúpula do Conselho de Cooperação do Golfo em Riad.
- 2016 — Park Geun-hye, presidente da Coreia do Sul, é destituída do seu cargo pela Assembleia Nacional de seu país em resposta a um grande escândalo político. O primeiro-ministro Hwang Kyo-ahn se torna presidente interino.
- 2021 — 55 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas quando um caminhão com 160 migrantes da América Central capotou em Chiapas, no México.
Wikipédia