Metanol – Importante alerta para consumidores e comerciantes – Leia e divulgue

Agência Brasil/Jornal O Poder – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, voltou a recomendar que as pessoas evitem consumo de bebidas alcóolicas, especialmente as destiladas.

“Quero dar uma recomendação para a população como um todo, e dou como ministro da Saúde e como médico. Nesse momento, evite ingerir bebidas destiladas, sobretudo aquelas em que a garrafa é feita com a rosca. Até agora, o que foi identificado é a presença desse crime em garrafas de bebidas destiladas nesse formato. Estamos falando de um produto que é de lazer, não é um produto da cesta básica alimentar”, ponderou.

 

 

Atenção comerciantes

O ministro também alertou os comerciantes para que redobrem a atenção com a compra de bebidas de fornecedores, garantindo certificação de origem, mas ressalvou que não há motivo para pânico. Sobre o aumento das notificações, ele explicou que isso decorre da recomendação da pasta para que os profissionais da saúde registrem as possíveis ocorrências na primeira suspeita clínica que tiverem.

Atenção profissionais de saúde

“Quando o profissional de saúde, da rede pública ou privada, faz a notificação imediata, o Centro de Referência em Toxicologia de cada estado fica sabendo e já dá apoio a esse médico, a esse profissional de saúde, na condução correta do caso. Para que comecem a ser adotadas medidas e seja seguido o protocolo do Ministério da Saúde: checada a acidose metabólica, garantida hidratação e monitorada a parte cardíaca”, explicou.

A notificação

Ainda segundo Padilha, contribui para o avanço das investigações policiais. “Essa notificação faz com que a gente identifique onde a pessoa tomou a bebida, o que inicia todo o processo das forças de segurança, Polícia Civil e Polícia Federal no sentido de ir atrás do local onde o produto foi adquirido”, ressaltou.