Novo programa garante gás de cozinha gratuito para famílias de baixa renda

Agência Brasil – O presidente Lula lançou nesta quinta-feira (4) o Gás do Povo, novo programa que garante botijão de gás gratuito para cerca de 15,5 milhões de famílias de baixa renda. A iniciativa substitui o antigo Auxílio Gás e já começa a valer por meio de medida provisória — que ainda precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias.
Ao invés de receber o valor em dinheiro, os beneficiários irão retirar o botijão diretamente em revendas credenciadas. A distribuição está prevista para começar a partir de 30 de outubro, com o objetivo de eliminar atravessadores e reduzir abusos nos preços.
Segundo o governo, o novo formato aumenta o controle, a transparência e a eficiência da política pública. Serão distribuídos até 65 milhões de botijões por ano, com prioridade para quem recebe o Bolsa Família e está inscrito no CadÚnico, com renda de até meio salário mínimo por pessoa.
Cada família terá direito a até 6 botijões por ano, conforme o número de integrantes. O Nordeste será a região mais beneficiada, com mais de 7 milhões de famílias atendidas.
O benefício poderá ser acessado via aplicativo, cartão do programa, vale impresso ou cartão do Bolsa Família. O valor do botijão será definido regionalmente, mas sem incluir o frete de entrega.