Blog Magno Martins – A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) promoveu, nesta terça-feira (8), uma Assembleia Extraordinária de Prefeitos e Prefeitas em sua sede no Recife, com o objetivo de discutir temas estratégicos que impactam diretamente a gestão local. O encontro contou com a participação de gestores de diversas regiões, que conheceram novas ferramentas de apoio e capacitação para a administração pública municipal.
Durante a sessão, Érika Lacet, secretária da Controladoria Geral do Estado, apresentou o Conselho Estadual de Controle Interno de Pernambuco (Coneci/PE) e destacou a Escola de Controle Interno como ferramenta de formação de servidores municipais. Em seguida, Hermano Toscano, da Receita Federal, detalhou o funcionamento da plataforma nacional de emissão de Nota Fiscal Eletrônica e sua relevância para reduzir o “Custo Brasil”. O consultor da CNM, Eduardo Stranz, atualizou os participantes sobre a PEC 66 (novo parcelamento previdenciário e precatórios), o PLP 141/2024 (gastos com terceirizações), o aumento de 1,5% do FPM, mudanças no imposto de renda e os pisos salariais da limpeza urbana e da educação básica. A coordenadora regional do Unicef, Immaculada Pietro, também apresentou o panorama do Selo Unicef em Pernambuco, com adesão de 138 municípios até o momento.
Na fase final, a gerente técnica da Amupe, Ana Nery, falou sobre o programa Amupe Capacita, que oferecerá mais de 100 cursos para qualificar mais de 5 mil servidores até o fim do ano, e o presidente Marcelo Gouveia lançou o Portal da Iluminação Pública — em parceria com a Neoenergia — para otimizar a gestão das contas de energia das prefeituras. Gouveia reforçou o compromisso da entidade com a melhoria da gestão pública: “A Amupe reafirma seu compromisso de estar sempre ao lado dos municípios, buscando soluções e fortalecendo a administração para melhorar a vida do povo pernambucano”.