Comitiva com prefeitos e autoridades brasileiras deixa Israel e segue para a Jordânia

DCM – Nesta segunda-feira (16), uma comitiva formada por autoridades brasileiras deixou Israel e chegou com segurança à Jordânia, segundo informou a Confederação Nacional de Municípios. O grupo cruzou a fronteira terrestre em um ônibus, durante a manhã (horário de Brasília), após decisão tomada por precaução diante da tensão crescente na região.

O senador Carlos Viana (Podemos-MG), que preside o Grupo Parlamentar Brasil-Israel, explicou que o grupo era composto por 12 pessoas, mas uma delas desistiu da viagem por temer bombardeios. Segundo ele, a expectativa é que nove membros da comitiva sigam para a Arábia Saudita. O trajeto completo não foi revelado por questões de segurança.

Além dessa comitiva, há ao menos 47 autoridades brasileiras ainda em território israelense. A Comissão de Relações Exteriores do Senado, presidida por Nelsinho Trad (PSD-MS), fez um levantamento das autoridades que aguardam retorno ao Brasil e acionou a Força Aérea Brasileira (FAB) para organizar um eventual resgate.

Segundo o senador, o grupo é composto por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e representantes de governos estaduais e do Distrito Federal. A Confederação Nacional de Municípios destacou que todos os deslocamentos estão sendo coordenados com apoio das autoridades locais.

A preocupação também se estende a turistas brasileiros. O grupo parlamentar Brasil-Israel solicitou à embaixada israelense um levantamento com os nomes dos cidadãos que estão no país com visto de turismo, para possível operação de resgate com apoio da FAB.

A medida ocorre em meio à escalada de tensões na região.