Agência Brasil – Começa a valer nesta segunda-feira (16) o Pix Automático, nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central. A ferramenta permite o agendamento de pagamentos recorrentes — como contas mensais de serviços e produtos — diretamente pelo aplicativo do banco ou pela internet, funcionando de forma semelhante ao tradicional débito automático.
Segundo dados do Banco Central, o Pix segue como o meio de pagamento mais utilizado no país. Apenas em abril deste ano, foram realizadas 6,278 bilhões de transações via Pix. No mesmo período, os boletos bancários somaram 341 milhões de pagamentos.
Para utilizar o Pix Automático, o cliente deverá habilitar a função pelo app da instituição financeira. Antes de confirmar a autorização, é possível conferir todos os dados da cobrança: valor, identificação do recebedor, periodicidade e data do débito.
A nova opção poderá ser utilizada para pagar contas de água, luz, telefone, internet, mensalidades escolares, academias, serviços de streaming e até seguros. Já as empresas poderão configurar cobranças com periodicidade semanal, mensal, trimestral, semestral ou anual. (imagem: Bruno Peres / Agência Brasil)