Do g1 – O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho ganhou o Cannes de melhor diretor ontem (24.05), pelo filme “O Agente Secreto”. Wagner Moura também levou a premiação de melhor ator. Desde Glauber Rocha, em 1969, país não levava melhor direção.
“Eu queria mandar um abraço para todo mundo que está vendo no Brasil, especialmente para Recife e Pernambuco. Muito obrigado”, disse Kleber ao receber o prêmio de melhor direção. “Queremos que esse filme esteja nas salas de cinema, porque as salas de cinema formam o caráter de um filme, na verdade.”
O longa se destacou como um dos prováveis vencedores do prêmio na última semana, após sua estreia no festival francês ter vindo com cerca de 15 minutos de aplausos, segundo a jornalista Jada Yuan, do “Washington Post”.
Desde então, o filme ganhou muitos elogios da crítica internacional e também conquistou o Prêmio da Crítica no Festival neste sábado.
“Um filme de caráter, uma vitrine para a performance complexa e simpática de Moura, mas também a plataforma para uma produção cinematográfica emocionante e ousada”, escreveu o jornal “The Guardian” sobre o filme.