Com investimentos de R$ 135 mi, Pernambuco lança edital para construção de hospital no Agreste

Por Folha de Pernambuco – O edital de licitação para contratação da empresa de engenharia que vai realizar as obras de construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, foi lançado ontem (17), no Diário Oficial do Estado. O equipamento terá um investimento superior a R$ 135 milhões e contará com 269 leitos. 

Segundo a governadora Raquel Lyra, essa será mais uma ampliação dos serviços de saúde em Pernambuco. O objetivo é que as pessoas possam ser atendidas mais perto de suas casas. 

“Não vamos parar nosso trabalho um minuto para garantir mais dignidade no atendimento aos pacientes e conforto nos ambientes para os profissionais na rede de saúde estadual”, destacou. 

Equipamento
A gestão da unidade será da Secretaria de Saúde, o projeto foi feito pela Secretaria de Projetos Estratégicos e as obras serão executadas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).

Com mais de 26 mil metros quadrados de área construída, o Hospital Mestre Dominguinhos terá perfil assistencial de alta complexidade, com atendimento cirúrgico e clínico, a pacientes adultos e pediátricos, em neurologia, ortopedia, cardiologia, sistema vascular e queimados.

O espaço contará com UTI, urgência e emergência, centro cirúrgico, centro de diagnóstico completo, hemodinâmica, centro de reabilitação e ambulatório com 15 consultórios médicos.

Descentralização
Para a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, o hospital vai descentralizar mais a assistência hospitalar em Pernambuco.

“O Hospital Mestre Dominguinhos está inserido no plano de regionalização da governadora Raquel Lyra, trazendo a saúde para mais perto das pessoas, especialmente no interior do Estado. O hospital vai reforçar a assistência no Agreste, especialmente para a população da V Gerência Regional de Saúde do Estado, composta por 21 municípios”, afirmou a secretária.

De acordo com o presidente da Cehab, Paulo Lira, o prazo de execução da obra será de 18 meses. 

“Nós, enquanto Cehab, temos a alegria de tocar uma obra como essa, importante para toda a região. E a expertise da Cehab na execução das obras, no monitoramento e no acompanhamento auxiliará para que a gente possa entregar esse equipamento com a qualidade que a população merece”, frisou o presidente.

O secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro, destacou que esse é mais um passo do governo do estado para melhorar a qualidade do serviço de saúde estadual e garantir à população um atendimento digno. 

“O Hospital Regional Mestre Dominguinhos é um projeto emblemático, desenvolvido através da Secretaria de Projetos Estratégicos, que tem, cada vez mais, ampliado sua expertise na elaboração de projetos de baixa, média e alta complexidade”, ressaltou o secretário.