Jamildo.com – A pesquisa AtlasIntel divulgada ontem (10) posiciona o prefeito do Recife, João Campos (PSB), como o segundo nome mais bem avaliado pelos eleitores de esquerda para liderar o campo progressista nos próximos anos.
O levantamento aponta que Campos, com 18,3% das intenções, fica atrás apenas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera com ampla vantagem de 61,5%.
Ranking de possíveis líderes da esquerda
Além de Lula e João Campos, o ranking mostra as opções no cenário político nacional para esquerda.
Guilherme Boulos (PSOL) aparece em terceiro lugar, com 10,7%, seguido pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, com 2%.
Durante sua participação no Roda Viva, João Campos comentou sobre os problemas que acredita terem ocorrido na candidatura de Boulos pela Prefeitura de São Paulo. Em resposta, Boulos criticou o socialista e citou que o prefeito do Recife construiu sua trajetória política por herança familiar.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e a deputada federal Tabata Amaral (PSB) completam a lista, com 1,6% e 1,5%, respectivamente.
Confira o ranking completo:
- Lula (PT): 61,5%
- João Campos (PSB): 18,3%
- Guilherme Boulos (PSOL): 10,7%
- Gleisi Hoffmann (PT): 2%
- Fernando Haddad (PT): 1,6%
- Tabata Amaral (PSB): 1,5%
Projeção de liderança na esquerda
Aos 31 anos, Campos é filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que faleceu em 2014 durante a campanha presidencial. Atual prefeito do Recife, ele assumirá em breve a presidência nacional do PSB, mesmo partido do vice-presidente Geraldo Alckmin.
Apesar da vantagem com relação aos demais políticos da esquerda nacional, João Campos não pode ser candidato a presidente. A legislação exige do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que para se candidatar os políticos tenham no mínimo 35 anos, em 2026 João Campos completará 33 anos.
Além disso, as apostas são de que o prefeito do Recife concorra pelo Governo de Pernambuco contra a governadora Raquel Lyra (PSDB).
A popularidade de João Campos nos meios digitais, inclusive, tem inspirado o novo chefe da Secretaria de Comunicação de Lula, Sidônio Palmeira. O novo secretário deve captar membros da equipe do prefeito do Recife para trabalhar no Governo Federal e melhorar a comunicação da gestão.
Sobre a pesquisa AtlasIntel
A consulta foi realizada entre os dias 26 e 31 de dezembro de 2024 com 2.873 brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais.