Clima volta a ficar tenso entre Raquel Lyra e Alepe

Blog Alberes Xavier – O clima tenso de convívio entre a governadora Raquel Lyra, do PSDB, e sua equipe de secretários, com a Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), que parecia ter ficado no passado, voltou à tona nesta segunda-feira, dia 06, com a informação de que 22 deputados haviam se reunidos, sob o comando do presidente da Alepe, Álvaro Porto, do PSDB, para se queixarem pelo não pagamento de emendas impositivas por parte do Poder Executivo.

Na reunião o presidente se queixou da não ‘reciprocidade’ da governadora, que teve vários importantes projetos do Executivo, em caráter de urgência ou não, aprovados pela Casa. “Faltou um gesto”, disse Álvaro, na bronca com Raquel.

A conta é difícil de fechar, já que, segundo os deputados, a pendência é de 103 milhões e 800 mil reais milhões. Já o governo do estado diz ter repassado 151 milhões de reais. Ou seja, as partes terão que sentar à mesa em busca de um ponto de consenso, já que as versões são completamente diferentes e entre o que um diz ter direito a receber e o outro diz já ter pago, existem quase 50 milhões de reais.

A nova crise entre Legislativo e Executivo vem à tona em um momento delicado para a governadora Raquel Lyra, que ainda tenta se firmar como gestora competente, de obras e entregas, em meio a instabilidade de sua administração e um verdadeiro turbilhão de articulações e especulações políticas que cercam o já antecipado pleito estadual de 2026.