TRE-PE diploma prefeitos, vices e vereadores eleitos do Recife, de Olinda, Jaboatão e Paulista

Por: Thatiany Lucena/Diário de Pernambuco – Os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do Recife, de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista receberam a diplomação pela Justiça Eleitoral nesta segunda-feira (16). Ao todo, foram diplomados 104 eleitos durante a cerimônia realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), que aconteceu no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Olinda. 
A diplomação assinada pelos juízes eleitorais de cada cidade é a última etapa do processo eleitoral. Com isso, os eleitos estão habilitados a tomarem posse dos seus cargos, a partir do dia 1º de janeiro de 2025. A solenidade contou com a participação do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho e da Senadora Teresa Leitão (PT), que comporam a mesa. 
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, presente no evento, destacou que esse momento traduz a “beleza da democracia”. Ele afirmou ainda que em constantes conversas com o presidente Lula e os ministros do governo tem reforçado que o futuro do Brasil não está apenas em Brasília, mas nas cidades e nos municípios do país. “São nos municípios que nós temos os maiores problemas de ordem social. O problema da creche, da falta de saneamento, de uma rua que precisa ser calçada, é a necessidade de uma assistência social e o apoio na infraestrutura. É por isso que é fundamental que a gente possa apoiar os prefeitos e prefeitas de Pernambuco, trazendo ações e investimentos que possam melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou o ministro. 
Em seu discurso, o presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva afirmou que o ato de diplomação representa mais um ciclo de transparência e respeito à vontade popular. “As eleições são a prova viva da força e maturidade da nossa democracia. Milhões de eleitores compareceram às urnas. Foi com muita dedicação e compromisso que Justiça Eleitoral pernambucana garantiu que cada voto fosse apurado e devidamente registrado. Os números demonstram que o povo pernambucano valoriza o ato de votar, em números absolutos obtivemos a maior participação popular da nossa história”, disse o presidente do TRE-PE. 
O prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), ressaltou que, em sua nova gestão, deve continuar trabalhando para atender às expectativas dos recifenses. “A gente vai retribuir essa confiança com o trabalho, cuidando da cidade, infraestrutura, educação, saúde e segurança. Fazendo obra, investimento e espaço público de qualidade, expandindo as creches e o atendimento de saúde, entregando o Hospital da Criança. São tantas ações que todas dialogam em fazer por quem precisa e poder atender as expectativas do Recife, que são sempre altas”, afirmou. 
Ainda de acordo com João Campos, a expectativa é que nos próximos dias seja definida a equipe de secretários que devem representar o governo municipal a partir de 2025. “Ao longo dessa semana, no mais tardar a próxima, a gente vai estar iniciando um novo time. A gente primeiro vem de uma gestão muito vitoriosa, com um índice de reconhecimento eleitoral alto, o maior da história do Recife. Eu acho que isso nos traz um recado, de que em um time que está sendo vitorioso e que está entregando, a gente precisa ter pequenos ajustes e que possam dialogar muito mais e poder fazer ainda mais com mais velocidade e com agilidade. Fazer um novo governo com uma nova equipe, mas que tenha muito daquilo que nos trouxe até aqui, que é o trabalho e a capacidade de fazer”, disse.
Já a prefeita eleita no município de Olinda, Mirella Almeida (PSD), ressalta que o seu governo será baseado no acompanhamento de cada local da cidade. “A gente está aqui nessa primeira fase de diplomação e depois a gente toma posse, com muito trabalho e com muita dedicação. Que a gente faça um trabalho honesto, íntegro, que a população espera da gente. Estar no dia a dia das ruas, acompanhando de perto as obras, mas também entendendo o contexto e a necessidade de cada área e de cada bairro da nossa cidade”, afirmou. 
Em relação ao secretariado que representará a sua gestão, Mirella relembrou alguns nomes que já foram divulgados, como o presidente do Homem da Meia-Noite, Luiz Adolpho, que cuidará da Cultura; Andréa Galdino, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Júlio Corrêa, na Secretaria de Governo; Ana Callou na Secretaria de Saúde e Coronel Pereira Neto, na Segurança. Além dos secretários citados, também foram anunciados os nomes de Cláudia Peregrino, que ficará à frente da Secretaria de Obras, e Ana Selma, que comandará a Secretaria Executiva da Mulher.
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes Mano Medeiros (PL) destaca que a sua reeleição, por meio de 181 mil votos, mostra um reconhecimento da população. “São mais de 4 anos de muita determinação, muito trabalho. Vamos continuar com a mesma pegada para mostrar ao povo de Jaboatão que valeu a pena votar em Mano”, disse. Sobre o secretariado, Mano aponta que haverá mudanças. “Estou conversando com alguns nomes, com algumas pessoas, teremos sim uma dança das cadeiras, como se diz na linguagem popular. Vamos mudar alguns secretários, mas até o final de semana estaremos anunciando. Esse é um momento de conversas para a gente trazer uma equipe técnica e fazer um mandato focado no planejamento e na estrutura para a captação de recursos”, finaliza.  
Eleito em Paulista, Severino Ramos (PSDB), afirmou que agora a expectativa é contribuir para uma cidade melhor, mais humana e mais justa. “Para isso nós vamos fazer um choque de gestão por 100 dias, para que a gente coloque em seu devido lugar os professores e os médicos. Além dos outros pilares necessários em uma cidade como Paulista, que precisa ser resgatada porque na verdade ela passa por um momento muito difícil”, disse o prefeito. 
Ainda segundo Ramos, os nomes que vão compor a equipe de secretários em Paulista ainda estão sendo discutidos para serem definidos antes do dia 1º de janeiro. O prefeito informa também que o número de secretarias não deverá ser reduzido, apesar da expectativa da redução do quadro de funcionários em algumas secretarias, visando a economia no município.