Faleceu às 8:30h desta segunda-feira (03.07), na Unidade Mista de Saúde Joana Amélia Cavalcanti, em João Alfredo, o ex-vereador e comerciante aposentado JOSÉ FRANCISCO CORDEIRO, conhecido por “Cordeiro da Rosa Amélia”, aos 93 anos de idade, deixando viúva, 10 filhos, netos, bisnetos e tataranetos. O corpo de Seu Zé Cordeiro será velado na sede do AA (Alcoólicos Anônimos), na Avenida Treze de Maio, bairro São José, até às 14h de amanhã (04.07), quando será transladado para a sede da Câmara Municipal de Vereadores, na Rua Coronel José Ferreira, no bairro Boa Vista. Após as homenagens, seguirá para o sepultamento no Cemitério de São José, nesta cidade.
Zé Cordeiro nasceu em Bom Jardim-PE mas ainda jovem radicou-se em João Alfredo, inicialmente como comerciante ambulante, depois fixando-se com a famosa loja “A Rosa Amélia”, daí sendo chamado por “Cordeiro da Rosa Amélia”. Nas décadas de 60, 70 e 80 A Rosa Amélia figurava entre os prósperos estabelecimentos comerciais do ramo de miudezas, depois com eletrodomésticos e finalmente com joalheria, transformando o seu titular em ourives e relojoeiro até pouco tempo. Vale também destacar o serviço de alto falantes da loja que, durante muitos anos, era o principal informativo da cidade, com o dinâmico Cordeiro enchendo os pulmões e bradando: “a voz mais potente desta cidade”. Quem não lembra da “hora a Ave Maria”, a parada de sucessos, dos avisos de utilidade pública ou anúncios fúnebres?
Nas eleições de 1968 José Francisco Cordeiro foi eleito vereador de João Alfredo pelo partido da ARENA, galgando a presidência da Câmara Municipal durante o biênio 1969/1970. Foi fundador e presidente durante muitos anos da Associação de Combate às Drogas, seguindo-se do Grupo AA Salvação, ambos sediados na Avenida Treze de Maio.
Cordeiro era exímio ativista contra as drogas, proferindo palestras tanto no AA Salvação, quanto nas escolas e no Centro Espírita Luz Divina, onde também era integrante desde a fundação. Há poucos dias, mesmo com a idade avançada, lúcido, Zé Cordeiro sentava-se num banquinho na calçada da Rosa Amélia e comentava sobre assuntos diversos, chegando até a contar piadas e fatos pitorescos do passado.
Zé Cordeiro recebendo o Título de Cidadão de João Alfredo das mãos de sua esposa Dona Maria, em 1990.
(Foto Hermes Portela)
Dentre as homenagens que já recebeu na Cidade Feliz, destacam-se o Título de Cidadão de João Alfredo, outorgado em 1990, e foi um dos homenageados do Festival da Cultura de João Alfredo, em 2019, juntamente com o ex-deputado e ex-prefeito Severino Cavalcanti (falecido).
José Francisco Cordeiro deixa como legado uma belíssima trajetória de vida, marcada pelo respeito ao próximo, solidariedade, amor e dedicação à família e amigos e relevantes serviços prestados ao município de João Alfredo.