Por Luís Correa – Chega a Orobó, a IX Feira de Artesanato: uma ocasião imperdível para os amantes do trabalho manual e da cultura local. Promovida pela Prefeitura Municipal, junto com a Secretaria de Assistência Social, o evento, cujo tema é: Artesãos de Orobó – mãos que transmitem valores através da arte – acontece anualmente e promete surpreender os visitantes com uma variedade incrível de peças únicas e exclusivas.
Nesta edição, que começa no dia primeiro e vai até 11 de setembro, traz expositores de 33 municípios e 3 estados do Nordeste em 200 stands. Estão confirmados 150 expositores. A feira contará com toda diversidade artística em trabalhos de crochê, passando por cerâmica, até bordados delicados, esculturas em madeira, quadros, bijuterias e muito mais. Os visitantes terão a oportunidade de apreciar e adquirir verdadeiras obras de arte.
O evento acontece no mesmo período em que se comemora a 95ª Emancipação Política de Orobó. A “Terra de Múltiplas Culturas”, está preparando uma festa alusiva para chega para fomentar o empreendedorismo, o turismo e cultura local. Está programada uma alvorada festiva, com a Banda da Escola Municipal Paulo Freire e hasteamento da Bandeira Nacional. A abertura desta edição da Feira de Artesanato começa às 19:00h, na Quadra de Eventos de Orobó, e terá atrações como Rafa Alyce BB, Beto Hortis, Samuel Lima, Pinguinho do Nordeste, Pagode 02SA, entre outros artistas de peso.
Além de valorizar o trabalho dos artesãos, a feira também busca promover a cultura local com comidas típicas, apresentações de danças tradicionais e música, com artistas de peso e shows marcantes. Para os visitantes o diferencial desta edição, é que cada um levará consigo um pouco da história e da tradição de Orobó, através da hospitalidade e a cultura do receber bem. Seja para aqueles que desejam fugir da rotina, ou mergulhar na criatividade, este evento é uma opção imperdível.
O Secretário de Assistência Social, Breno Barbosa Aguiar ressaltou que a IX Feira de Artesanato é uma oportunidade de fomentar a economia local. “Além de dar mais qualidade de vida ao povo de Orobó e trazer ainda mais o fortalecimento econômico, também o fortalecimento cultural do nosso povo e daqueles que vão nos visitar nesse 1 2 e 3 de setembro”. Ainda segundo o secretário Breno Barbosa, “esse ano com o tema: Artesãos de Orobó – mãos que transmitem valores através da arte- estamos aqui pegado na luta para oferecer aos artesãos uma plataforma para comercialização e divulgação dos seus produtos. Todo o projeto é feito para atender a população urbanista e atender às comunidades de Orobó.”
Ex-prefeito da cidade, convidado pela organização do evento e entrevistado pela nossa reportagem, o deputado estadual Cléber Chaparral, declarou que parte recurso para a festa é da própria prefeitura, e parte, é recurso do governo do estado do governo, que através da Fundarpe conseguiu atrações para a realização. “Temos muito que agradecer a nossa governadora pelo apoio que vem dando nessas festas”. “É uma festa tradicional muito importante, que gera renda, então prefeito Biu Abreu decidiu fazer né? E fazer com o pé direito! Fazer como todo ano, foi feito bem feito.” Concluiu.