Por Wellington Ribeiro/ Ponto de Vista – Mantendo a tradição, o Blog Ponto de Vista divulga a lista dos candidatos que disputam com competitividade as 25 vagas para a Câmara Federal.
Vale destacar que os dados aqui apresentados não se tratam de uma pesquisa científica, mas sim de uma ampla e minuciosa consulta a presidentes de partidos, prefeitos, deputados, pré-candidatos e lideranças de diversos municípios do estado, além de uma análise da conjuntura política em geral onde apresentarei os principais nomes que possuem chances reais de participarem da nova configuração da bancada pernambucana na Câmara Federal a partir de 2023. A lista apresentada neste DATAPONTO contêm também o número de cadeiras que cada partido pode conquistar. Os nomes aqui listados serão apresentados em ORDEM ALFABÉTICA.
Em relação a eleição de 2018, mudanças na legislação eleitoral para o pleito deste ano inseriu ao menos duas regras que alteram o caminho para que os partidos possam conquistar cadeiras na disputa proporcional. A primeira delas é o impedimento da formação de coligações, abrindo espaço apenas para a construção de federações partidárias; e a possibilidade de um partido ou federação brigar por vagas de sobra caso alcancem 80% do quociente eleitoral desde que o mais votado deste partido ou federação alcance uma votação de ao menos 20% do quociente eleitoral.
QUOCIENTE ELEITORAL – Na eleição de 2018 o quociente eleitoral ficou em 173.215. Este número se deu porque apenas pouco mais de 5,391 milhões dos 6,5 milhões de eleitores pernambucanos foram às urnas. No entanto, dos que compareceram, apenas 4,330 milhões de votos foram computador como válidos para deputado federal. Agora, com um acrescimento em torno de 7% no número de eleitores e uma forte tendência de comparecimento, a expectativa é que o quociente fique entorno de 180/185 mil votos. Caso um partido ou federação alcance 144/148 mil votos ele pode brigar por uma vaga de sobra, mas não faltam os que apostem que dificilmente um partido conseguirá pegar uma sobra com menos de 150/160 mil votos.
Antes de mostrar os prováveis eleitos por coligação, o Blog Ponto de Vista ousa em sugerir aqueles que deverão ficar top 5 entre os mais votados. Segue palpite em ORDEM ALFABÉTICA:
1 – André Ferreira
2 – Clarissa Tércio
3- Maria Arraes
4- Pedro Campos
5 – Sílvio Costa Filho
Segue a listas com os nomes consolidados, os que estão na briga pelas vagas e ainda aqueles que podem surpreender. Colocamos todos os citados em ORDEM ALFABÉTICA. Então, vamos às projeções:
PSB – 4 cadeiras de forma direta e 1 pela sobra.
Consolidados:
1-Eriberto Medeiros
2-Felipe Carreras
3-Guilherme Uchôa Júnior
4-Lucas Ramos
5-Pedro Campos
Pode surpreender:
1-Gonzaga Patriota
2-Milton Coelho
3-Tadeu Alencar
PP – 4 cadeiras diretas e possibilidade de conquistar 1 pela sobra.
Consolidados:
1-Clarissa Tércio
2-Eduardo da Fonte
3-Fernando Monteiro
4-Lula da Fonte
A 5ª vaga ficaria para:
1- Missionária Michele Collins
FEDERAÇÃO PT/PCdoB/PV – 3 cadeiras diretas e disputa 1 sobra.
Consolidados:
1-Carlos Veras
2-Clodoaldo Magalhães
3-Renildo Calheiros
Brigam por uma possível 4º vaga:
1-Fernando Ferro
2-Liana Cirne
PL – 3 cadeiras diretas.
Consolidado:
1-André Ferreira
Despontam:
1-Fernando Rodolfo
2-Pastor Eurico
REPUBLICANOS – 2 cadeiras
Consolidado:
1-Sílvio Costa Filho
Na briga pela 2ª vaga:
1-Augusto Coutinho
2-Bispo Ossesio Silva
UNIÃO BRASIL – 2 cadeiras
Consolidado:
1-Fernando Filho
Na briga pela 2ª vaga:
1-Luciano Bivar
2-Mendonça Filho
SOLIDARIEDADE – 1 cadeira direta e briga por 1 sobra a depender da votação de Maria Arraes
Consolidada:
1- Maria Arraes
Fica com uma possível segunda vaga: 1-Fabíola Cabral
MDB – 1 cadeira
Na briga:
1-Iza Arruda
2-Raul Henry
PODEMOS – 1 cadeira
Na briga:
1-Andreza Romero
2-Ricardo Teobaldo
AVANTE – 1 cadeira
Consolidado:
1-Waldemar Oliveira
FEDERAÇÃO PSOL/Rede – 0 ou 1 cadeira
Consolidado:
1-Túlio Gadelha
Pode surpreender:
1-Robeyoncé
FEDERAÇÃO PSDB/Cidadania – 0 ou 1 cadeira a depender da votação Daniel Coelho superar a casa dos 115/120 mil votos. Motivo: Demais componentes da chapa proporcional com pouca perspectiva de votos.
Consolidado:
1-Daniel Coelho
PDT – 0-1 cadeira – Motivo: Com exceção de Wolney Queiroz, e possivelmente Isabella de Roldão, os demaiscomponentes da chapa proporcional apresentam pouca perspectiva de votos. Neste caso existe uma necessidade de que Wolney supere a casa dos 100 mil votos. Algo difícil de acontecer.
Consolidado:
1-Wolney Queiroz
PTB, PRTB, AGIR, PSC, DC, PSD, Patriota, Novo, PMN, não têm chance de conquistar cadeira.