Nesta quinta-feira (8), a Secretaria da Receita Federal divulgou que 771.801 declarações do Imposto de Renda 2016 estão retidas na malha fina em razão de inconsistências de informações dadas pelos contribuintes. Ao todo, a Receita Federal recebeu 29.542.894 declarações neste ano.
O contribuinte, para saber se sua declaração consta na malha fina, deve acessar o site da Receita Federal e verificar se está no sétimo e último lote de restituição do Imposto de Renda, cujas consultas foram abertas nesta quinta.
Caso não apareça neste lote nem nos demais que já foram autorizados, o contribuinte está automaticamente na malha fina, o que significa que teve a sua declaração retida para verificação por parte da Receita Federal por conta de inconsistência ou omissões.
Consulta
A Receita Federal abriu na manhã desta quinta-feira a consulta ao sétimo e último lote de restituições do Imposto de Renda 2016. No total, 1.613.183 contribuintes estão incluídos. Esse lote contempla também restituições dos exercícios de 2008 a 2015. (Metro 1)