68% dos brasileiros se declaram contrários à liberação do aborto, aponta pesquisa PoderData

Poder360 – Uma ampla maioria da população brasileira rejeita a liberação do aborto no país, de acordo com a mais recente pesquisa PoderData, divulgada no início de fevereiro de 2026. O levantamento mostra que 68% dos entrevistados disseram ser contrários à liberação do procedimento, o maior percentual desde que a pergunta começou a ser feita em 2021 e com uma oscilação de 2 pontos percentuais para cima em relação ao ano passado.

O estudo, realizado entre os dias 24 e 26 de janeiro, ouviu 2.500 pessoas em 111 municípios das 27 unidades da Federação, com margem de erro de dois pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. Entre os entrevistados, 22% afirmaram ser favoráveis à legalização do aborto no país, enquanto 10% não souberam ou preferiram não responder.

A legislação brasileira atualmente permite a interrupção da gravidez em casos específicos, como quando a gestação resulta de estupro, representa risco à vida da mulher ou ocorre em fetos com anencefalia. Fora desses cenários, a interrupção da gravidez é considerada ilegal.

Especialistas em opinião pública avaliam que o aumento no índice de contrários reflete um posicionamento social persistente sobre o tema e contribui para o debate político e jurídico em torno de possíveis mudanças na legislação.