É fato que ter um networking poderoso é fundamental para qualquer profissional que quer ter sucesso no mercado, porquanto vivemos na era do relacionamento e devemos deixar nossas marcas inseridas na mente de nossos semelhantes, fazendo com que sejamos lembrados constantemente, de modo a otimizarmos nosso valor e consequentemente obtermos vantagem competitiva.
Os diversos tipos de personalidade que as pessoas possuem transformam nossas vidas em um desafio constante e em uma busca incessante por conquistar nosso espaço na sociedade. Nessa batalha interpessoal, sairão vencedores todos aqueles que souberem interpretar o comportamento alheio, provendo os meios necessários para a obtenção da conquista da confiança de seus pares. Obviamente, não podemos passar por cima de nossos princípios e convicções, todavia podemos usar nossa inteligência emocional para logramos êxito perante essa importante questão.
Em minha caminhada profissional tenho observado que muitas pessoas não conseguem crescer porque não aprenderam a controlar essa situação, destarte elas simplesmente fracassam e o fato interessante de tudo isso é que na maioria das vezes não é pela falta de intelecto ou títulos, mas sim pela incapacidade de fomentar um ambiente saudável com aqueles que estão ao seu redor.
Carlos Drummond de Andrade disse que: “Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar.” Assim, é importante saber que nem todas as pessoas irão nos respeitar e nos dar atenção. Todavia, podemos criar um elo forte com outras, gerando estabilidade e fortalecendo nossa sintonia com elas.
Seguindo o raciocínio dos parágrafos acima e sabendo das dificuldades que as pessoas tem em dominar essa variável, elaborei 5 formas inteligentes de otimizarmos nossas habilidades de conversação, criando uma atmosfera pacífica e gerando um upgrade em nossa vida pessoal e profissional. Confira:
1 – Faça as pessoas gostarem de você: era uma manhã de domingo e eu havia comprado um jornal em uma banca ao lado da minha casa quando percebi que havia uma roda de amigos que estavam conversando sobre futebol enquanto tomavam uma “gelada”. Tudo caminhava para a normalidade até que algo me chamou a atenção: no meio de várias pessoas uma se destacava das demais, pois sua habilidade de dialogar era fantástica e isso entusiasmava as outras pessoas. Naquele dia eu aprendi uma lição para o resto da minha vida: influenciar pessoas nada mais é do que fazer com que elas se sintam bem ao seu lado.