28 de outubro: Dia do Servidor Público

Por Educa+Brasil – No dia 28 de outubro é celebrado o Dia do Servidor Público, profissional que possui vínculo de trabalho com órgãos e entidades governamentais. A data foi instituída em 1937, no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, mas o dia 28 de outubro só se firmou como Dia do Servidor Público devido ao decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, que rege os direitos e deveres dos funcionários públicos.
Os servidores públicos fazem parte do nosso dia a dia, atuando em bancos, escolas, universidades e em secretarias públicas. Eles realizam atividades administrativas, atendimento ao público, além de também exercerem suas formações acadêmicas, podendo atuar em órgãos públicos, por exemplo, como jornalistas, engenheiros, advogados, etc, desde que possuam diploma legal para isso.
Dia do servidor público é feriado?
No Brasil, o dia do servidor público não é feriado, e sim ponto facultativo. Ou seja, o governo pode dispensar o trabalho dos seus servidores no dia 28 de outubro, mas não é obrigado a tal. Entretanto, muitas vezes os profissionais têm folga na data ou em outro dia escolhido estrategicamente pelos órgãos nos quais trabalham.
Benefícios do servidor público
Além de poderem ter uma folguinha no fim do mês de outubro (caso o governo conceda), os servidores públicos contam com alguns benefícios bem atrativos, tais como:
  • Estabilidade (não podem ser demitidos após o período probatório, exceto em casos de infrações graves);
  • Salários mais atrativos que os pagos por meio da CLT;
  • Menor carga-horária de trabalho em alguns casos;
  • Possibilidade de ascensão na carreira;
  • Aposentadoria integral e muito mais.
Como ser servidor público?
Para ser servidor público, é preciso ser aprovado em concurso público, seleção que os órgãos fazem e que pode ser composta por prova teórica, física e também de títulos. A concorrência desses certames costuma ser bem elevada, graças aos benefícios que os profissionais concursados possuem, e tendem a aumentar cada vez mais em períodos de crise econômica e aumento de desemprego.
Para passar em um concurso público, são necessários dedicação aos estudos e muita paciência, pois por ser um processo muito concorrido, nem sempre se consegue a aprovação na primeira tentativa. Além disso, as provas podem ser bem difíceis, o que exige muitas horas de treinamento.