11 dias de festa e mais de 50 mil pessoas marcam o maior carnaval de Bom Jardim

Integrando Baile Municipal, Baile da Pessoa Idosa, semana pré-carnavalesca com blocos, o 12º Encontro com Desfile das burrinhas, catirinas, caboclinhos e maracatus, manhã de sol, apresentações culturais no polo central e o apoio dos blocos dos polos descentralizados na zona rural e da cidade. Foram mais de 40 blocos e agremiações que participaram do tradicional Carnaval 2026 que leva o nome do grande compositor Bonjardinense, Levino Ferreira reconhecido nacionalmente pelas suas machinhas de carnaval principalmente a Machinha de frevo “Último Dia”. Neste ano, o Carnaval homenageou Ivan Luís Barbosa de Sousa, organizador do bloco Vai Quem Quer que esse ano completou 28 anos. As informações são do Blog FalaPE.

A descentralização foi um dos grandes destaques da edição 2026. A cultura chegou nos bairros e na zona rural,ampliou o acesso da população à programação e fortaleceu a integração comunitária em diferentes regiões da cidade. A Folia dos grandes blocos e agremiações realizados pelos organizadores consolidou mas ainda o Carnaval Levino Ferreira atraindo turistas de cidades vizinhas e de toda região do estado, os blocos atrairão multidões pelas ruas e ladeiras da cidade, um modelo de valorização das manifestações tradicionais, fortalecendo as troças e artistas da cidade.

A gestão municipal investiu mais de R$100 em subvenção para 43 blocos e grupos culturais e garantiu transporte para agremiações representarem o município nas Agremiações Carnavalescas no Recife. Durante a 12º Encontro de Burrinhas, Catirinas, Caboclinhos e Maracatus, organizado pelo Museu de Bom Jardim o evento reuniu cores, ritmos e tradições, mais de 100 artistas e grupos culturais da cidade e da região participaram, em parceria com o Governo de Pernambuco, Fundarpe, Empetur, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Sesc Pernambuco. A estrutura do carnaval contou com mais de 30 profissionais por noite na produção e cerca de 70 pessoas na segurança, entre bombeiros civil, Polícia Militar, Segurança Municipal e equipe especializada, um público estimado de mais de 50 mil pessoas em todos os dias de festa, fortalecendo também o comércio local, gerando emprego e renda e consolidando o Carnaval de Bom Jardim como o maior Carnaval do Agreste Sententrional. O prefeito Janjão mesmo cirugiado recentemente, monitorou e acompanhou tudo de perto com os secretários e organizadores do evento, e disse que o trabalho agora será transformar o Carnaval Levino Ferreira no Polo Carnavalesco do Governo do Estado de Pernambuco.