O ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti, presidente de honra do Partido Progressista (PP), está internado no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo. A assessoria de imprensa da unidade confirmou, na tarde desta quinta-feira (6), que o político pernambucano deu entrada no local, mas não soube informar em que setor ele está nem seu estado de saúde.
A assessoria acrescentou que espera informações da equipe médica sobre o atendimento para emitir um boletim. Severino Cavalcanti já foi deputado estadual e federal por Pernambuco. Entre 2009 e 2012, ele esteve à frente da Prefeitura de João Alfredo, no Agreste do estado, sua cidade natal. O ex-parlamentar desistiu de concorrer à reeleição após ter sua candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) com base na Lei da Ficha Limpa.
Na época, o TRE-PE tomou a decisão pelo fato de Severino Cavalcanti ter renunciado ao mandato de deputado federal, em 2005, para fugir do processo de cassação causado pelo episódio que ficou conhecido como “mensalinho”. Através da Lei Complementar 135/2010, a Ficha Limpa torna inelegível quem renuncia ao cargo após a abertura de processo por quebra de decoro parlamentar, a fim de não ter seu mandato cassado. (G1)