A Secretaria das Cidades (Secid) sedia,hoje, o I Seminário para Construção do Programa de Coleta Seletiva da Região de Desenvolvimento Metropolitano (RDM) de Pernambuco. O encontro, que faz parte do convênio 0370.700-84/2011, firmado com o Ministério do Meio Ambiente para a elaboração do Plano de Resíduos Sólidos e do Programa de Coleta Seletiva da RDM, acontecerá no auditório Padre Lebret, na sede da Secretaria, das 8h30 às 13h, e reunirá gestores e técnicos das 14 prefeituras municipais e do Distrito de Fernando de Noronha, além de representantes de diversas associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
O seminário tem como objetivo iniciar o processo de atualização do Plano Metropolitano de Resíduos Sólidos, elaborado em 2011 pela Secid. Para a atualização do documento, será necessário reunir atores das esferas estadual, municipal e da sociedade civil para trocar impressões e experiências sobre o universo da coleta seletiva.
“A Secretaria das Cidades, por meio da Gerência de Projetos, em parceria com a empresa de consultoria Caruso Jr, irá apontar as diretrizes e as melhores opções para o desenvolvimento da coleta seletiva em cada município. Em paralelo, estaremos conferindo como é a realidade local. Assim, podemos abordar e apontar possíveis alternativas e soluções para tratar a questão da melhor forma, caso a caso”, ressalta, Ana Gama, gerente de projetos da Secid e responsável pela coordenação do Programa Estadual de Resíduos Sólidos da RD em PE.
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Abreu e Lima estão entre os municípios mais atuantes nesse universo. “Nossa preocupação é repassar a importância desse tema para os gestores das cidades pernambucanas. É preciso cuidar da destinação do nosso lixo e, principalmente possibilitar condições de trabalho as associações e catadores que trabalham com resíduos reciclados”, pontua Ana Suassuna, secretária de Captação de Recursos da Secid.
Continua…