Sócrates dizia que “O verdadeiro mestre não ensina, desperta em seus discípulos o espírito do conhecimento”. Parabenizamos a todo professor nesta data tão importante. Dia de comemoração, sim, mas também de reflexão sobre o nosso papel quanto educador, quanto cidadão dentro de uma sociedade em constante mutação. Sociedade está que vive um processo tecnológico enorme, mas que sofre com problemas tão elementares, como falta de água, energia, saneamento, trabalho, alimento em sua mesa.
Qual o nosso papel como educador dentro de uma sociedade tão desigual? Será que estamos contribuindo para formamos cidadãos conscientes, críticos, conhecedor dos seus direitos e deveres ou formando cidadãos subservientes, apáticos e medrosos?
Paulo Freire disse “Educar é um ato político, ou você educa para transformar a sociedade para melhor, ou você educa para manter um sistema opressor aumentando assim esse abismo enorme entre as classes sociais”.
Comemoremos com muita alegria nosso dia, embora temos consciência do quanto é árduo nossa labuta do dia-a-dia em sala de aula, às vezes em situações não muito favoráveis, às vezes com condições precárias, sem a valorização merecida, mas tendo consciência do nosso papel, sabendo que a educação é a mola mestre de qualquer nação.
Um forte abraço a todos os profissionais da educação em nossa querida MOSSORÓ, em todo o mundo e que Deus nos ilumine, nos oriente e nos fortaleça para que possamos dar o melhor de nós para nossos educandos.