Uma lista contendo nomes de generais, coronéis, policiais, e até profissionais liberais simpatizantes ou aliados do regime militar (1964-1985) em Pernambuco foi divulgada ontem no relatório final das investigações da Comissão Nacional da Verdade (CNV). No Estado, foram apontados 15 nomes, dentro de uma relação de 377 apontados em todo o país. O grupo é apontado como responsável pela execução de crimes de violação dos direitos humanos, como tortura, perseguição, assassinato e censura.
A expectativa agora é que, um novo documento, nessa mesma linha, seja apresentado pela Comissão da Verdade de Pernambuco até maio do próximo ano. O colegiado estadual pode reforçar ou mesmo aumentar a lista.
Dos citados nas Forças Armadas, estão nomeados o general Hélio Ibiapina Lima, já falecido. O general atuou na linha de frente nos primeiros atos contra os direitos no estado assim que o Golpe Militar.
O relatório da CNV também identificou os locais onde foram praticados crimes contra os direitos humanos no país. No Recife, foram identificados 12 locais, como o extinto Departamento de Ordem Política e Social (Dops), hoje sede da Polícia Civil. A historiadora da Comissão de Pernambuco Nádia Brayner disse que o relatório servirá como “inspiração” ao que será produzido pelo colegiado local. “Também devemos apontar alguns nomes.” (Diário de Pernambuco)