Centro Estadual de Combate à Homofobia vai premiar curtas do II Recifest…

download

Os filmes apresentados no evento, que começou ontem, 11, serão julgados e posteriormente premiados pela relevância da obra na luta pela efetivação dos direitos da população LGBT, a partir dos seguintes critérios: melhor filme, melhor roteiro e melhor direção.

O II Recifest – Festival de Cinema da Diversidade Sexual começou terça-feira, 11 e segue até o dia 15, no Cine São Luis. A premiação dos curtas pernambucanos e nacionais escolhidos no evento será feita pelo Centro Estadual de Combate à Homofobia, programa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, SEDSDH, e Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH. 

A iniciativa da premiação surge com a perspectiva de parabenizar os filmes que proporcionem um diálogo estreito acerca da promoção dos direitos humanos pela população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT).

Os “curtas” serão julgados e posteriormente premiados pela relevância da obra na luta pela efetivação dos direitos da população LGBT, a partir dos seguintes critérios: melhor filme, melhor roteiro e melhor direção. O júri será composto por Rosa Marques, Coordenadora de Formação da SEJUDH; Elizabete Godinho, Secretária Executiva de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife; e Vavá Schön-Paulino, ator e diretor. Os troféus serão produzidos pelo artista Fábio Lago.

O Centro Estadual de Combate à Homofobia apoia o Recifest entendendo que a possibilidade de que outras linguagens dialoguem sobre o respeito e a cidadania desta população atenuam práticas discriminatórias e contribuem para um Pernambuco sem homofobia.

Segundo Hugo, coordenador do CECH, a discussão desta temática, ao ser apresentada na linguagem dinâmica do cinema configura-se como um importante instrumento de reflexão e, logo, aparato importante do combate à homofobia a ser acessado pelas mais diversas camadas da sociedade.

Serviço

Premiação curtas pernambucanos e nacionais – II Recifest

Data: 15 de Novembro

Local: Cine São Luis

Horário: 19h 

Pedro Vivant