Audiência Pública debate construção de ginásio do Sesc em João Alfredo…

Frederico da Fonte, representante do SESC

Frederico da Fonte, representante do SESC

A transferência da localização do futuro ginásio poliesportivo a ser construído pelo Serviço Social do Comércio – SESC em João Alfredo, foi o tema da audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (30), na Câmara dos Vereadores desta cidade.

O equipamento esportivo inicialmente estava previsto a ser erguido no Bairro Frei Damião, zona urbana norte da cidade de João Alfredo, na divisa com o município do Bom Jardim. Após análise do solo feita por técnicos do SESC, chegou-se a conclusão de que a obra ficaria cem por cento dispendiosa, incluindo-se a terraplenagem e retirada de formações rochosas. Desta forma, a edilidade municipal colocou outro terreno localizado ao lado da Academia da Cidade, no Bairro dos Bultrins, à disposição do órgão, que analisará sob os mesmos critérios anteriores. A depender do aval do SESC, a prefeita Maria Sebastiana encaminhará à Câmara Municipal outro projeto-de-lei  regularizando a doação, objetivando a edificação do centro.

11099995_1638547843031714_3795469828080425727_n

A audiência pública, comandada pelo vereador Zeca Falcão (PTB), contou com as presenças dos edis José Silvino (DEM), David Santos (PTB), Adriano Santos (PSD), Dezinho Júnior (PTB), Geraldo Rocha (PSB), Walque Dutra (PTB), Erivaldo Freire (PSDB), Vânia Oliveira (PSDB), Edleide Barbosa (PP), Socorro Soares (PP) e Pedro Alfres (PP). Também presentes, o vice-prefeito Zé Martins (PDT), e secretário municipal de Administração Josevaldo Santana e o arquiteto Frederico da Fonte (SESC). 

O arquiteto Frederico da Fonte inicialmente explicou o laudo técnico enviado pelo SESC à prefeita Maria Sebastiana, expondo os motivos da não aceitação do terreno do Bairro Frei Damião para a construção do ginásio poliesportivo naquela comunidade. Frederico frisou que o SESC leva em conta apenas os aspectos técnicos, apesar de reconhecer que o Bairro Frei Damião tem totais condições de usufruir dos benefícios oferecidos  através do empreendimento. 

20150330_104309

Por sua vez, o vice-prefeito Zé Martins, após narrar as etapas que levaram a prefeita Maria Sebastiana a escolher o Bairro Frei Damião a ser contemplado com o ginásio esportivo do SESC, lamentou a possível mudança ora em discussão. “Não discutimos os argumentos apresentados pelo técnico Frederico da Fonte; lamentamos a falta de vontade política da senhora prefeita em não procurar resolver esta questão da preparação do terreno, para que o SESC construa o ginásio no Bairro Frei Damião”, disse Martins, acusando Maria Sebastiana de estar fazendo uma retaliação política à sua pessoa, prejudicando a comunidade onde o mesmo reside. As palavras de Martins tiveram o aval dos vereadores Erivaldo Freire e Vânia Oliveira.

O vereador Geraldo Rocha usou a tribuna para rebater as críticas do vice-prefeito Zé Martins à prefeita Maria Sebastiana, afirmando que este ginásio poliesportivo é um verdadeiro presente que o SESC está ofertando a João Alfredo e que os munícipes devem aceitá-lo seja lá aonde for. “Não é todo município que recebe uma obra deste porte; por isso devemos respeitar os critérios adotados pelo SESC em relação ao terreno, e em momento algum vi má vontade da prefeita Maria em relação a qualquer comunidade ou retaliação a qualquer pessoa”, disse Geraldo. 

20150330_104316

Mais contundente foi o pronunciamento do vereador Adriano Santos, que acusou o vice-prefeito Zé Martins de estar usando esta questão da localização do futuro ginásio poliesportivo do SESC para fazer proselitismo político. “Seja lá aonde for construído este ginásio quem ganhará com isso é a juventude de João Alfredo; estão querendo culpar a prefeita apenas por serem adversários da mesma”, frisou Adriano, gerando certa agitação no recinto, intermediada pelo vereador Zeca Falcão.

O vice-prefeito Zé Martins, na réplica, reafirmou o que disse inicialmente sobre a questão, sugerindo mais uma vez que a Prefeitura Municipal empreenda esforços visando deixar o terreno do Bairro Frei Damião adequado para que o SESC construa o equipamento esportivo naquele local.