Previsão de alta do PIB de 2017 sobe a 1,1% e a de 2018 para 3%

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou ontem, 14, a revisão dos parâmetros macroeconômicos da pasta para este e para o próximo ano. Para 2017, a estimativa oficial da equipe econômica para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) passou de 0,5% para 1,1%. No último Boletim Focus do Banco Central, a mediana das avaliações dos analistas de mercado apontava para uma alta de 0,91% neste ano. “O PIB caiu muito em 2016 e está subindo bastante em 2017. Mesmo que haja uma ascensão grande este ano, há um carregamento do ano passado que influencia a média para baixo”, explicou o ministro da Fazenda. Ele voltou a dizer que as empresas e famílias começaram o processo de desalavancagem no segundo semestre do ano passado, ao mesmo tempo em que houve a descompressão da política monetária pelo Banco Central. (PC)

Rodrigo Maia marca votação da Reforma da Previdência para fevereiro…

Diante da falta de votos e do início do recesso parlamentar, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou ontem  (14) que o início da discussão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência ficou para 5 de fevereiro e a votação em si começará em 19 de fevereiro, após o carnaval. Maia reconheceu que o ideal era que a matéria fosse votada agora, mas que acredita que o tempo ajudará a esclarecer a sociedade sobre a necessidade da reforma. Até lá, frisou, o governo terá os 308 votos necessários para aprovar a PEC em dois turnos. Em entrevista coletiva, Maia informou que o relator Arthur Oliveira Maia (PPS-BA) fará nesta quarta a leitura do substitutivo da PEC no plenário. Maia disse que era difícil também discutir a matéria agora, em fim de ano. E que é importante enfrentar a questão porque o atual sistema previdenciário está “inviabilizando o Brasil”. O deputado insistiu que, […]

Hoje:

15 de dezembro é o 349.º dia do ano no calendário gregoriano (350.º em anos bissextos). Faltam 16 para acabar o ano.  384 – É eleito o Papa Sirício, 38º papa, que sucedeu o Papa Dâmaso I. 533 – Batalha de Tricamaro, com a vitória das tropas do Império Romano do Oriente sobre os Vândalos. 687 – É eleito o Papa Sérgio I, 84º papa, que sucedeu o Papa Cónon. 1640 – João IV é coroado rei de Portugal na restauração do trono contra o domínio espanhol. 1791 – História dos Estados Unidos (1783-1815): a Carta dos Direitos entra oficialmente em vigor. 1831 – Fundação do Corpo de Municipais Permanentes, futura Polícia Militar do Estado de São Paulo. 1884 – A Sociedade Torre de Vigia de Biblias e Tratados de Sião, Pensilvânia (EUA), obtêm personalidade jurídica, e Charles Taze Russell é eleito seu Presidente. 1887 – Emancipação do município de Anápolis, Goiás. 1889 – Matsuyama recebe estatuto de cidade. 1891 – James Naismith inventa o Basquetebol. Continua…